PUBLICIDADE
Topo

Nova versão do WhatsApp permite economizar dados na chamada de voz; veja

Marcella Blass e Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 15h45

O WhatsApp disponibilizou uma nova versão, ainda em testes, para smartphones Android. Entre as principais novidades da atualização estão configurações como personalizar chamadas, marcar conversas como não lidas e silenciar contato individual. A novidade que mais chama a atenção, entretanto, é a possibilidade de economizar dados nas chamadas de voz.

Durante os testes do UOL Tecnologia, essa nova função se mostrou bastante cumpridora. Em várias chamadas realizadas durante o mesmo tempo (que variaram entre um e três minutos) para o mesmo contato, o aplicativo economizou entre 17% e 29% – quanto maior o tempo da chamada, maior a diferença entre os dados economizados.

A atualização é compatível com telefones com Android 2.1 ou superior. Abaixo, você aprende a baixar a atualização e habilitar a nova função. (O tutorial foi realizado com Android 5.0.2 e pode variar, levemente, de acordo com a versão do sistema e o fabricando do smartphone).

O recurso --chamado de chama "Low Data Usage" (baixo uso de dados)-- também está disponível  na versão beta 2.12.5 do aplicativo para iOS. Não se sabe, no entanto, se a funcionalidade também será disponibilidade para usuários do Windows Phone. 

Como habilitar recurso que reduz uso de dados no WhatsApp

  • Reprodução

    1.

    No smartphone, abra o navegador e entre em www.whatsapp.com/android. Clique em Download now.

  • Reprodução

    2.

    Por padrão, o sistema irá perguntar se deseja realizar o download do arquivo e dirá que o APK pode danificar seu smartphone. Confirme que deseja instalar.

  • Reprodução

    3.

    Para usuários que já tem o WhatsApp instalado, o sistema perguntará se deseja atualizar. Clique em Instalar. Aguarde.

  • Reprodução

    4.

    Depois, abra o WhatsApp normalmente e entre na janela principal. Acesse a aba Configurações.

  • Reprodução

    5.

    Vá a Conversas e chamadas. Role a tela até o fim.

  • Reprodução

    6.

    Marque o item Reduzir uso de dados.

  • Reprodução

    7.

    Pronto, agora o telefone irá consumir menos dados a cada chamada. Para ver o quanto você gasta em cada conversa, vá ao item Chamadas.

  • Reprodução

    8.

    Entre no nome da pessoa com quem conversou e lá estarão as informações.