Topo

Restaurante francês tenta proibir clientes de postar foto de pratos

O chef do Grenouillère, Alexandre Gauthier, 34, lamenta ser ""cada vez mais comum"" encontrar pessoas mais interessadas em fotografar do que apreciar a comida feita por ele - Divulgação
O chef do Grenouillère, Alexandre Gauthier, 34, lamenta ser ''cada vez mais comum'' encontrar pessoas mais interessadas em fotografar do que apreciar a comida feita por ele Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 14h11

O restaurante Grenouillère, em La Madelaine-sous-Montreuil, cidade ao norte da França, colocou em seu cardápio um aviso a clientes ávidos por tirar fotos dos pratos e postá-las em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter: uma câmera com um sinal de proibido.

Segundo o “Daily Mail”, o sinal em meio às opções do cardápio é apenas uma tentativa do restaurante de dissuadir clientes da prática – não necessariamente há uma punição a quem tentar fotografar os pratos. 

O chef do Grenouillère, Alexandre Gauthier, 34, lamenta ser cada vez mais comum encontrar pessoas mais interessadas em fotografar do que apreciar a comida feita por ele. “Eles costumavam tirar fotos de si mesmos com as famílias, como uma lembrança. Agora, eles tiram fotos da comida para postar no Facebook e Twiter. E então o prato esfria”, reclama.

Quem vai ao Grenouillère paga ao menos € 90 (cerca de R$ 294) pelo menu de degustação. Gauthier diz já ter visto clientes reorganizando os itens na mesa para capturar “o melhor ângulo” do prato, antes de disparar a sequência de flashes.

Outro problema da prática, lembra o chef Gilles Goujon, do restaurante L'Auberge du Vieux Puits, premiado com três estrelas no Michelin, é que outros clientes já não ficam mais admirados ao ver o prato quando vão ao restaurante. “Se as pessoas tiram fotos e postam nas redes sociais, isso acaba com a surpresa. Também fere minha propriedade intelectual. Alguém pode simplesmente me copiar”, disse ao "Daily Mail".

Etiqueta digital

Críticos de gastronomia consultados pelo UOL também condenam a mania de tirar fotos de comida para postar em rede sociais.

"É muito prazeroso para quem tira foto, mas pode ser desagradável para quem está no mesmo ambiente. O prazer do fotógrafo não pode incomodar o conforto das outras pessoas que estão no restaurante", alerta Alexandra Forbes, colunista do caderno Comida da Folha de S.Paulo e jurada do ranking "The World's 50 Best Restaurants" (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo).

Para quem não resiste à prática, valem algumas dicas como evitar o uso de flash e a discrição ao tirar a foto. Além disso, a etiqueta digital a ser seguida é: coma primeiro, poste depois.