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Galinha Pintadinha bate recorde com 1 bilhão de visualizações no YouTube

Marcos Luporini (à dir.) e Juliano Prado, produtores e criadores do personagem Galinha Pintadinha - Rodrigo Capote/Folhapress
Marcos Luporini (à dir.) e Juliano Prado, produtores e criadores do personagem Galinha Pintadinha Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

03/02/2014 12h53

O desenho animado infantil “Galinha Pintadinha” tornou-se nesta segunda-feira (3) o canal com maior número de visualizações do YouTube Brasil. Eles atingiram a marca inédita de 1 bilhão de visualizações, desbancando canais de humor famosos como “Porta dos Fundos” e “Galo Frito”.

“O fenômeno da ‘Galinha’ é muito grande no Brasil. É possível comprovar ao ver que ele concorre com outros segmentos fortes, como o da música”, afirmou Sandra Jimenez, gerente de parcerias do YouTube Brasil. 

Apesar da popularidade de canais de humor, Sandra não acha que o sucesso do canal foi à toa. Além disso, ela cita que há um apelo mundial para o consumo deste tipo de conteúdo voltado para o público infantil. “Cada vez mais os pais têm utilizado esses vídeos para entreter as crianças.”

Trajetória

A marca histórica no YouTube ganha significado maior, pois foi a partir dessa plataforma que a “Galinha Pintadinha” tornou-se viável. Em 2006, os diretores Juliano Prado, 42, e Marcos Luporini, 43,  subiram um vídeo do desenho no serviço do Google para apresentar a produtores de TV. O projeto foi recusado, mas após seis meses já ultrapassava meio milhão de visualizações – quantidade grande para aquela época.

“A parte legal desse trabalho é o imponderável. Nós não temos uma explicação muito certa para o sucesso”, disse Marcos Luporini, diretor da Bromelia Filmes, empresa criadora do desenho animado.

Da rejeição em 2006 até 2014, a companhia hoje em dia licencia mais de 600 produtos. A lista inclui brinquedos, peças de teatro, atividades para shopping, DVD’s, ovos de páscoa, mochila e até tablet. Questionados sobre o faturamento da empresa, os criadores não revelaram valores.

  • Divulgação

    Tablet da Gailnha Pintadinha é fabricado pela TecToy e vem com sistema operacional Android

Mesmo ao diversificar as receitas da companhia com vários produtos, o YouTube ainda é relevante para a empresa. Segundo os criadores da galinha, entre 10% e 15% do faturamento vem da plataforma de vídeos do Google.

“No início, as empresas só acreditavam em marcas que apareciam na TV. Elas apostaram na gente e descobriram um novo tipo de produto”, conta Juliano Prado, que também é um dos criadores da “Galinha Pintadinha”. O sucesso do desenho, basicamente, começou com a grande repercussão na internet e começou a invadir outros ramos.

“Angry Birds brasileiro”?

A trajetória percorrida pela “Galinha Pintadinha” lembra um pouco a do “Angry Birds”, da Rovio. A diferença é que o primeiro teve alcance local (só no Brasil) e o segundo, mundial. Após 51 aplicativos publicados, a companhia finlandesa acertou em cheio com o “Angry Birds” e, atualmente, licencia mais de 10 mil produtos com a marca em todo o mundo.

Até a forma de lidar com conteúdo não licenciado é comum às empresas. De acordo com os criadores da “Galinha”, eles não bloqueiam no YouTube arquivos postados por outros usuários envolvendo o desenho.

“Quando falamos no marco de um bilhão de visualizações, nos referimos apenas ao canal oficial. Se considerarmos o conteúdo postado por outros usuários, ultrapassamos isso há um tempo”, disse Prado.

Em entrevista realizada em 2012, um dos diretores da Rovio disse que não vê a distribuição de conteúdo não licenciado de forma negativa – a não ser que prejudique o consumidor. Para a companhia, os “produtos piratas” acabam sendo uma forma de divulgação.

Conquistando os pais

Mesmo não tendo uma “fórmula” para o sucesso, os criadores da “Galinha Pintadinha” especulam sobre quais podem ser as causas.  A principal tem relação em atrair quem disponibiliza o conteúdo para as crianças.

“A principal audiência do canal são os pais, pois para fazer sucesso no meio infantil é necessária a aprovação deles. Isso ocorre, pois as músicas da ‘Galinha’ fazem parte do cancioneiro popular e isso cria uma identificação com a família”, afirmou Luporini.

A Bromelia Filmes conta com dois canais do desenho no YouTube em outras línguas. Um em espanhol, chamado “GallinaPintadita”,  e outro em inglês, “Lottie Dottie”. Além disso, a empresa planeja o lançamento de um novo DVD ainda neste ano e pretende lançar um filme.