PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

O que é doping e como a ciência ajuda para evitar trapaças nas Olimpíadas?

Conteúdo exclusivo para assinantes
Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

Colaboração Luiz Fernando Ribeiro

02/08/2021 04h00

A essa altura das Olimpíadas de Tóquio você já percebeu que quando um russo participa de uma competição, é uma bandeira branca com a sigla ROC (Comitê Olímpico Russo, na sigla em inglês) que é hasteada. Isso é parte do resultado da punição pelo escândalo de doping que a Rússia protagonizou anos atrás. Mas você sabe o que é doping? Explicamos o que isso significa no vídeo acima.

Afinal, como ele surgiu? Sabe qual foi o primeiro caso de doping, que aconteceu nas Olimpíadas do México, em 1968? Talvez até você tenha a "substância" aí na sua casa...

No vídeo de hoje, a gente também explica o que tem sido feito para evitar que atletas participem de competições sob efeito de substâncias que aumentem sua performance. E aqui entra o papel da ciência para ajudar com os exames antidoping.

Não consegue ver o vídeo? Você também pode assistir aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL