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ANÁLISE

Valorant: 7 dicas para jogar muito de Astra

Reprodução/Artstation/RosaLee
Imagem: Reprodução/Artstation/RosaLee

Daniel Esdras

Do GameHall

12/03/2021 04h00

Parte do episódio dois do segundo ato, a Astra é a décima quinta agente do Valorant. A garota opera na função de controle e tem um kit repleto de habilidades que vão atrapalhar todos os planos dos inimigos.

Ela é uma personagem da classe Controlador, e sua principal característica é dominar suas atribuições de origem cósmicas: estrelas, poeira lunar e corpos celestes irão marcar presença nos mapas de Valorant.

Neste guia vamos cobrir todas as habilidades da Astra e dar dicas de como se posicionar com ela nos rounds que vai disputar. Cola com a gente!

O sistema de estrelas

Valorant Astra 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O sistema de habilidades da Astra é bem diferente do convencional. Em vez de comprar usos para cada habilidade, você na verdade conta com um sistema de estrelas, que é quase uma moeda para todas elas. Para não deixar a explicação confusa, basta entender que você compra até cinco estrelas (ganha duas por round e as outras custam 200 créditos cada) e cada vez que você usa uma habilidade, uma das estrelas é gasta.

Só que isso é apenas o início. Essas estrelas também servem como local onde a habilidade vai ser ativada. Antes mesmo da partida começar, a Astra pode posicionar as estrelas por todo o mapa, onde ela desejar. Neste momento os inimigos não verão as estrelas, para não se reposicionarem. Após o início do round, as estrelas ficam visíveis para os inimigos e a Astra pode começar a gastar seus dotes para infernizar os adversários.

Alguns detalhes aqui são importantes. A Astra pode chamar uma estrela de volta para reposicioná-la. Quando fizer isso, vai criar uma zona de fumaça na área, mas bem mais curta que a sua habilidade chamada Nebulosa, em torno de dois segundos de duração. Para usar a estrela de novo há um tempo de espera. Então é preciso ter certeza do que quer fazer para não ficar sem ter como ajudar os companheiros em combate.

Todas as habilidades dela, desde que se tenha estrelas no mapa, podem ser acionadas da forma que você quiser, mas contam também com um tempo de recarga. Você pode usar cinco Nebulosas no round por exemplo, mas após usar duas, terá de esperar os quase 15 segundos de recarga para usar as próximas.

As habilidades podem ser ativadas tanto pelo mapa astral quanto pelo próprio ícone dentro do jogo, que aparece quando você está próximo do local onde posicionou a estrela.

Entender como funcionam as estrelas e onde é legal posicioná-las em cada mapa é o que vai diferenciar os jogadores que dominam a Astra dos que serão ancoras para os seus times.

Habilidades

O kit da Astra é baseado no seu tema de controle do cosmos, com várias habilidades de manipulação do tempo e espaço. Como é uma controladora, seu papel é criar efeitos adversos no campo que impossibilitam os inimigos de prosseguir com os seus planos e facilitam tanto infiltrações quanto defesas. Confira como funciona cada uma delas.

Poço Gravitacional

Valorant Astra 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Essa é uma habilidade que visa criar caos no meio do combate. No centro dela há um buraco negro que suga os inimigos e os deixam mais lentos. É excelente para iniciar o combate, serve para fazer combos com as habilidades de dano em área do seu time e ainda incapacita os adversários, evitando uma reação.

Só tome cuidado com o fato que os inimigos podem conseguir sair da habilidade e que há um pequeno delay para a ativação dela. Acertar o tempo entre a ativação e a ação do time é o que vai fazer a diferença em combate.

O tempo de recarga desta habilidade é de 12 segundos.

Pulso Nova

Valorant Astra 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Essa é uma habilidade poderosa para usar em conjunto com o Poço Gravitacional. Assim como a habilidade anterior, ela possui um tempinho de ativação. Nesse momento ela vai gerar uma animação e então aplicar atordoamento em todos os inimigos que estiverem dentro da área grande que ela atinge.

Para ter certeza de que vai acertá-la, talvez seja necessário alguma combinação com outras habilidades de personagens do seu time. O tempo de recarga desta habilidade é de 12 segundos.

Nebulosa

Valorant Astra Nebulosa - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

A Nebulosa é a bomba de fumaça da Astra, que não precisa de muita explicação. Dentro do Valorant essa é uma habilidade comum entre controladores e ela não ficou de fora.

Essa habilidade possui duas cargas antes de ativar o tempo de recarga de 14 segundos.

Quando você puxar alguma estrela de volta, ela será ativada no local, mas com duração de apenas dois segundos.

Divisa Cósmica

Valorant Astra Divisa Cósmica - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O ultimate da Astra precisa ser ativado através da forma cósmica, que você também usa para colocar estrelas no mapa. Com o botão secundário do mouse você ativa ela e pode marca os dois pontos que vão formar uma parede. Dá para atravessar todo o mapa com ela.

O legal dessa habilidade é que ela bloqueia bastante o som que vem do outro lado. Isso significa mais do que só uma oportunidade de rotacionar sem ser ouvido, ela abafa até mesmo sons de habilidades, do Spike e de uso de portais.

Além de abafar o som ela para qualquer disparo de arma de fogo. No entanto, é possível atravessar a barreira normalmente com um personagem ou mesmo ativar habilidades por ela. Cuidado com flashs!

O custo é de sete orbes, que se bem utilizados valem muito a pena para o seu time.

Como jogar

Valorant Astra Imagem - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Saber como posicionar as estrelas da Astra é a habilidade mais básica para dominá-la. Basicamente o objetivo é colocá-las nos cantos de onde haverá combate para que os inimigos se surpreendam ao passar por elas. O segredo é procurar uma forma de que eles não vejam ou ouçam elas muito antes do contato, que daria tempo para desviar.

Cada fase vai ter os seus pontos ideais e chave, mas somente com mais tempo de jogo e vendo como os profissionais vão se comportar com ela será possível cravar os locais perfeitos.

Tente não ser de forma alguma previsível com ela. Se vai utilizar pontos parecidos em rounds diferentes, altere quais habilidades vai usar em cada ponto, para que os inimigos não consigam se preparar para o que virá.

Como ela é uma personagem da classe Controlador, comunicação é ainda mais essencial que com outras funções. Você precisa avisar o que vai fazer e também saber o que o seu time está planejando. Com essas informações compartilhadas fica mais fácil posicionar as estrelas de forma eficiente antes do round e fazer o jogo fluir naturalmente.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL