Topo

VALORANT: dicas para jogar bem com Neon, a velocista com poderes elétricos

Valorant: Neon - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon Imagem: Divulgação/Riot Games

Alexandre Barker

do GameHall

08/02/2022 04h00

A agente filipina Neon chegou recentemente em VALORANT, o popular FPS da Riot Games. A duelista é (muito) veloz, sendo comparada até mesmo ao Flash, famoso herói da DC Comics, e também usa e abusa de poderes elétricos.

Neon tem uma série de habilidades que a colocam numa excelente posição no meta e a tornam perfeita para os jogadores que adoram jogar de duelista e querem ter mais opções no plantel. O UOL Start preparou um guia com dicas preciosas para você conseguir liberar (rapidamente) todo o potencial da nova agente.

Habilidades

O kit de Neon é centrado em habilidades elétricas e de velocidade. Essas habilidades, quando bem combinadas, a tornam excelente para iniciar trocações, invadir bombsites e pegar os adversários de surpresa.

Ricochete Elétrico (Q)

Valorant - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon
Imagem: Divulgação/Riot Games

Ricochete Elétrico pode ser comparado à Frag/Mento de KAY/O, mas ricocheteia uma vez e eletrifica o chão ao atingir cada uma das superfícies, deixando os jogadores atordoados de maneira semelhante à Falha Tectônica de Breach - inclusive companheiros e a própria Neon.

Atente-se ao fato de que cada uso de Ricochete Elétrico pode eletrificar duas áreas, o que torna a habilidade ideal para forçar a saída dos adversários de suas posições, facilitando a entrada nos bombsites e abrindo a possibilidade de garantir abates caso consiga atordoar algum jogador inimigo.

Equipamento Voltaico (E)

Valorant - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon
Imagem: Divulgação/Riot Games

A habilidade mais característica da agente, mas também uma das mais arriscadas. Ao ativar a habilidade, Neon ficará mais rápida, mas correrá com as mãos vazias e ficará vulnerável, uma vez que equipar uma arma leva um certo tempinho.

Ainda assim, Equipamento Voltaico é perfeito para surpreender inimigos e possibilita alcançar rapidamente diversas áreas do mapa, o que é ótimo para dominar zonas contestadas e até mesmo flanquear outros agentes.

Outro detalhe interessante da habilidade é seu modo secundário, que permite deslizar e pode ser usado para verificar alguns ângulos inimigos e dominar rapidamente as áreas mais importantes do mapa.

Via Expressa (C)

Valorant - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon
Imagem: Divulgação/Riot Games

Via expressa pode ser comparada à parede de Phoenix, mas ao invés de uma parede, Neon levanta duas. Essas paredes servem tanto para bloquear a visão adversária quanto para infligir dano, e tem um alcance considerável.

Use a Via Expressa para entrar em bombsites e surpreender inimigos - provavelmente eles nem saberão o que os atingiu.

Sobrecarga (X)

Valorant - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon
Imagem: Divulgação/Riot Games

A Ultimate de Neon é mais do que uma habilidade divertida, é uma das melhores habilidades de VALORANT. Junte a supervelocidade com um feixe de eletricidade saindo da ponta de seus dedos com extrema precisão, até mesmo em movimento, e tenha uma verdadeira máquina de clutches. O dano do feixe é contínuo, atinge quaisquer distâncias e não diferencia as partes do corpo inimigo, então você não precisará sequer tentar aquele headshot.

Dicas para mandar bem de Neon

Valorant - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant: Neon
Imagem: Divulgação/Riot Games

Nossa primeira dica é saber a hora de usar Equipamento Voltaico. A habilidade é a melhor de VALORANT para atravessar os mapas e permite dar aquela espiadinha básica de forma rápida e segura. Fique sempre atento à barra de energia que mostra o tempo restante da habilidade: acredite, você não vai querer ficar sem energia quando precisar.

Além disso, tenha cuidado ao usar o deslizamento do modo secundário. Você só poderá usá-lo uma vez e, quando esgotado, precisará garantir dois abates para recarregar. O deslizar é excelente para pegar inimigos de surpresa, mas tenha cuidado para não dar de cara com dois deles e acabar sendo punido - cautela nunca é demais em VALORANT.

Já Ricochete elétrico é excelente para forçar a movimentação dos adversários, mas tenha cuidado pois a habilidade atinge duas áreas grandes, no primeiro e segundo ricochete, e você não quer ser alvo da própria faísca. Comunicação nessa hora também é essencial: avise sua equipe onde você pretende usar a habilidade, isso poderá render preciosos abates em cada rodada.

Via Expressa é uma habilidade cheia de possibilidades. Antes de mais nada, não seja egoísta ao usá-la, toda a sua equipe poderá se aproveitar das barreiras, mas também poderá sofrer dano se for pega desprevenida - novamente, comunicação é fator chave. Além disso, não se sinta invencível por estar aparentemente protegido: muitos adversários serão corajosos o suficiente para atravessar a Via Expressa e poderão te pegar sem tempo de reação.

Seja criativo. As paredes podem servir apenas como elemento de distração e permitem as mais variadas estratégias. Por exemplo, você não precisa percorrer todo o corredor formado e pode usar as paredes para encurralar algum adversário e punir sua movimentação. Não pense duas vezes em aparecer como elemento surpresa, por mais que seus adversários possam esperar movimentações atípicas, dificilmente eles saberão o ponto exato.

Por fim, a Ultimate. Sobrecarga é poderosa e, nas mãos certas - ou seriam nos dedos certos? - pode ser a responsável por aquele highlight pra chamar de seu. A primeira dica ao usar a habilidade é não ficar parado, uma vez que ela tem uma excelente precisão mesmo enquanto Neon corre pelo mapa. Porém pular pode não ser uma boa ideia, pois tira a velocidade da agente e elimina qualquer resquício de precisão.

Sobrecarga tem um temporizador que se reinicia cada vez que você elimina um inimigo. Para aumentar ainda mais a letalidade da habilidade, tente prever de onde os adversários surgirão e lembre-se: você tem munição infinita. Por último, utilize-a só quando tiver certeza de que está antecipando um confronto e jamais ative-a no início da rodada, ela não funciona de forma semelhante à Ultimate de Jett.