Topo

Free Fire: Chrono está desbalanceado, o que fazer?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

18/02/2021 04h00

Balancear um jogo multiplayer que têm personagens com habilidades únicas é um desafio e tanto. Principalmente quando novos deles são adicionados, há sempre um risco de quebrar o equilíbrio das partidas e causar a ira dos jogadores. É o que aconteceu com o Chrono, personagem baseado no Cristiano Ronaldo que foi adicionado recentemente em Free Fire.

A habilidade permite que o Chrono crie um domo de proteção em volta dele, protegendo quem quer que esteja dentro de levar qualquer dano, tanto de tiros quanto de explosões. É preciso esperar que a proteção acabe, tentar atingir mais de 500 de dano nela, ou arriscar entrar para matar o Chrono e seus protegidos.

Essa habilidade é bem poderosa e ainda contou com a popularidade do personagem para fazer a sensação de desbalanceamento ainda maior. Primeiro porque é o Cristiano Ronaldo e todos querem o CR7 na sua lista de personagens. Segundo que ele foi disponibilizado ao custo de apenas uma recarga simples, o que garante o personagem no plantel de praticamente todos os jogadores, uma diferença para o Alok, por exemplo, que também chegou bem acima dos outros personagens.

Com isso é praticamente impossível jogar uma partida sem vários Chronos equipados com armas de curta distância. Eles jogam sem se preocupar muito com o perigo e quando alguém chega pelos flancos, eles jogam o escudo no chão e derretem o adversário com sua arma, geralmente uma SMG. O resultado foi a ira dos jogadores, que chegaram até a subir a hashtag #ForaChrono.

A situação está tão crítica que o Twitter oficial da Garena no Brasil até se posicionou.

Como consertar o Chrono?

Muitos jogadores acham que a melhor solução é remover o personagem, mas isso causaria um problema ainda maior. Mesmo disponibilizado por recarga simples, o Chrono ficou pelo preço de 499 diamantes depois e provavelmente foi comprado por milhares de jogadores após a sua popularidade aumentar. Ressarcir todo mundo que comprou seria um trabalho enorme, já que o jogo provavelmente nem tem um sistema pronto para isso.

A própria Garena já se posicionou e disse que não removem personagens do jogo. Então essa solução está descartada.

Então só resta fazer o nerf! Para isso, teemos algumas ideias. Veja abaixo!

A mais lógica é dar um jeito de acabar com a invencibilidade da bolha num momento antes do que ocorre agora. Diminuir a resistência da bolha de 500 para um número menor, por exemplo. O problema é que mesmo assim a habilidade vai continuar anulando qualquer tipo de rush no Chrono, então é preciso fazer mais.

Liberar para que granadas entrem dentro da bolha, ou que explosões de fora causem dano, nem que seja reduzido, a quem estiver lá dentro é mais uma saída para diminuir a popularidade. Isso ainda não resolve o problema do rush mas pode tirar bastante da popularidade do personagem, que é o maior problema no momento.

O mais interessante mesmo seria acabar totalmente com a invencibilidade da bolha. Que tal reduzir o dano levado por quem estiver lá dentro? Mesmo que ainda seja difícil balancear a habilidade ao ponto de que ele não fique inútil e nem o rush comprometido, ao menos daria a chance para o jogador que foi agressivo de finalizar o Chrono após a bolha. No geral, sempre se acerta uns tiros nele, vem a bolha e ai não é possível mais vencer o combate. Deixando algum tipo de dano ainda rolar, seria como reiniciar o combate com os dois frente a frente, mais justo.

Free Fire Chrono Launcher - Reprodução/Youtube/BrOkEn JoYsTiCk - Reprodução/Youtube/BrOkEn JoYsTiCk
Free Fire: Chrono vs Launcher
Imagem: Reprodução/Youtube/BrOkEn JoYsTiCk

A Garena também vem tomando medidas externas ao personagem para reduzir sua eficiência. A Vector Akimbo, por exemplo, que é a arma mais utilizada nesse personagem, sofreu um nerf considerável na última atualização. Personagens que podem dar counter na habilidade do Chrono também devem pintar em breve. Colocar o Skyler para demolir a bolha dele seria uma boa saída.

Para essa temporada, no entanto, é provável que o personagem ainda reine por um tempo, enquanto a Garena ainda não decide qual o melhor caminho para o nerf. O jeito é se adaptar ou se juntar a eles. Guerra de Chronos, se for preciso!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol