PUBLICIDADE

Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cinco dicas para melhorar como Suporte em League of Legends

Conhecer o mapa, os pontos fracos dos adversários da rota inferior e entender as necessidades do atirador são algumas das dicas que o START preparou - Divulgação/RiotGames
Conhecer o mapa, os pontos fracos dos adversários da rota inferior e entender as necessidades do atirador são algumas das dicas que o START preparou Imagem: Divulgação/RiotGames

Daniel Moura

Do GameHall

01/01/2021 04h00

Uma função respeitada por poucos e que geralmente costumam deixar uma partida 8 ou 80. E claro, o seu atirador vai receber 4 honras e você, bem, uma imagem vale por mil palavras:

Team Voting LoL - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ser um jogador de Suporte é acostumar com situações como essa, se dar por inteiro na partida e não ser retribuído como merece, porém, a recompensa que vem do interior vale muito mais! O prazer de ver uma partida virar por causa de uma boa jogada sua, uma sentinela bem posicionada ou aquela sentença perfeita, bem? isso não tem preço!

A pré-temporada de 2021 trouxe algumas mudanças, mas, as regras básicas para ser um bom suporte, nunca muda. Então aqui estão cinco dicas para melhorar como suporte em League of legends!

1. Garantir visão no mapa

SUPORTE QUE NÃO WARDA!!!

Se você já teve que ler ou ouvir essa frase, está na hora de aprender os segredos das moitas e sentinelas. Antigamente era necessário comprar sentinelas comuns e reveladoras na lojas, assim como os suportes (alguns caçadores também) eram obrigados a fazer o item Pedra/Rubi da Visão, que funcionava mais ou menos como os itens de suporte hoje em dia que recarregam sentinelas gratuitas toda vez que voltar a base.

Houve uma época em que não havia limites de sentinelas por pessoa, sendo assim, o suporte poderia garantir uma qualidade maior de visão para sua equipe, mas, veio as trinkets e com elas, a limitação de sentinelas por pessoa.

Pedra da Visão LoL - Reprodução/streamie.com.br - Reprodução/streamie.com.br
Imagem: Reprodução/streamie.com.br

Agora os suportes só poderiam ter 4 sentinelas no mapa (sendo um de controle), e essa mudança forçou os suportes a se adaptarem e encontrar pontos estratégicos no mapa para poder acompanhar tudo que acontece.

Como esse tópico é muito aberto e geralmente depende mais da situação do jogo, vamos com dicas básicas de onde o suporte deve tentar manter sentinelas.

  • Entrada de Objetivos.
  • Saídas da Selva.
  • Moitas que dão entrada na rota inferior, direcionadas para o rio.
  • Apenas sentinela de controle: sempre carregue uma dessas e coloque onde você imagina que o inimigo tem ou gostaria de ter visão.

Quando seu item de suporte estiver próximo de evoluir, troque seu totem de visão por uma lente, vai ajudar demais a sua equipe. Tirar visão é tão importante quanto ter!

Antes de mecânica, antes de conhecer os confrontos ou aprender mais sobre a função de suporte, aprenda como obter a visão do mapa corretamente.

2. Tipos de suporte

LoL Thresh  Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

Apesar de serem vários, cada um tem sua categoria. Suportes em League of Legends são provavelmente uma das escolhas mais impactantes na partidas. Um duelo na rota inferior de Caitlyn e Morgana contra Kog'Maw e Soraka seria fácil demais para as duas. A falta de mobilidade do Kog'Maw e da Soraka os tornam alvos fáceis para a Morgana.

Entenda melhor na imagem abaixo:

Tipos de Suporte no LoL - Reprodução/aminoapps.com - Reprodução/aminoapps.com
Imagem: Reprodução/aminoapps.com

3. Fase de rotas

LoL Yummi - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Imagem: Divulgação/RiotGames

O SEU ADC QUER F A R M A R! Deixe o duelo e sangue nos olhos para depois! A sua função na fase de rotas é justamente manter o seu colega de rota vivo.

Apesar da regra ser simples, é importante sempre considerar que seu oponente conhece o confronto da rota e vai jogar nas vantagens que tem, o mesmo serve para o Caçador inimigo. Fatores importantes para considerar nesse momento:

  • Estude e decore a imagem do tópico anterior para saber quando a vantagem for sua.
  • O nível 2 é importantíssimo para certos campeões. Lembrando que a rota inferior pega nível 2 com uma onda de minions + 3 lutadores da próxima, ou seja, fique esperto para não tomar flash+esfolar de um mono Thresh inspirado.
  • Uma fase de rotas bem feita é um dragão garantido + vida fácil para o seu caçador.
  • Além do nível 2, é importante considerar o nível 3 de alguns campeões e o 6 de geral!

Viva como se o Caçador inimigo estivesse sempre na moita, pronto para atacar o seu atirador indefeso.

Uma boa estratégia para colocar na cabeça é a seguinte: esteja sincronizado com seu Caçador, movimente na rota assim que ele se aproximar e tente jogar mais agressivo quando o Caçador estiver próximo para ajudar garantir um abate. A rota inferior é baseada em criar e jogar na vantagem, administrar essa vantagem e distribuir pelo mapa.

4. Ajudando no mapa (roaming)

Roaming é arte de saber quando sua rota tem vantagem o suficiente para poder distribuir no mapa. Quando a onda de minions está empurrada demais ou seu Atirador fora da rota, é um bom momento de ajudar a equipe. Sua obrigação não é defender a torre ou ficar na rota bobeando e fazendo nada. Essa bota de mobilidade que você gastou toda grana que juntou no jogo, é justamente para sair correndo até a rota do meio e gritar no ouvido do oponente.

Importante: não saia de sua rota sob pressão, ou seu Atirador terá um grande risco de ser afundado sem você.

A dica simples para executar bem essa função é a seguinte: quando voltar da base, vá pela rota do meio, entra nas moitas, veja se não há sentinela inimigo, faça o gank se precisar e se não, volte imediatamente para sua criança indefesa na rota inferior.

5. Proteja seu carregador

Braum LoL - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Somos nós, as babás do LoL que sofrem e se orgulham com os Atiradores. Ninguém esquece o primeiro Pentakill que ajudou, o monstrinho que criou ao longo da partida. Nós temos créditos pelos feitos dos Carregadores.

Atrás de todo Atirador incrível, sempre tem um suporte implacável que deixa NINGUÉM tocar no seu Atirador.

Proteja seu Carregador

Essa é a sua função no jogo. Toda sua mecânica, escudo, combo, cura e desengajamento deve ser direcionado ao objetivo de ajudar seu Atirador causar o máximo de dano possível em uma luta. Claro que algumas vezes o seu colega pode ser pego fora de posição, mas, é o novo dever fazer o possível para proteger.

De uma olhada nesse vídeo e se inspire nas jogadas que esses suportes incríveis fizeram!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL