PUBLICIDADE

Topo

League of Legends: Cinco dicas para melhorar como Caçador

Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Daniel Moura

Do GameHall

21/12/2020 04h00

Com a temporada 2020 de League of Legends, todos jogadores vão receber suas recompensas de cada elo e ir se preparando para a pré-temporada e o esquenta da temporada 2021. Nesse meio tempo já podemos criar aquele hype para conseguir um elo ainda mais alto! Se você é Caçador iniciante, ou quer começar a aprender essa função, veja a seguir as dicas para começar bem a próxima temporada!

Caçador é quem faz o jogo girar. É o jogador que ajuda com a pressão no mapa e facilita o ganho de recursos da sua equipe. Jogadores de elo alto sempre respeitam o posicionamento do caçador, tentando prever suas emboscadas ou o objetivo que será priorizado, mas tudo depende da rota que o caçador escolher na selva.

LoL Acuâminas - Reprodução/Twitter/LoLegendsBR - Reprodução/Twitter/LoLegendsBR
Imagem: Reprodução/Twitter/LoLegendsBR

Antes de continuar, é bom considerar algumas mudanças que vieram com a atualização da pré-temporada:

  • O Aronguejo deixa de dar o bônus de recuperação de vida e mana, e nasce com um escudo que vale 60% da sua vida máxima. Então ele ficou mais difícil de matar, mas saiba que o escudo zera completamente quando a criatura é imobilizada.
  • Os Krugues médios tiveram sua experiência e ouro nerfados (XP que era 18 no nível 1 reduziu para 10 e o Ouro, de 13 foi para 7), mas os pequenos foram bem buffados (XP no nível 1 era 13 e foi para 18, o Ouro passou de 9 para 12).
  • O Grompe agora tem menos vida, causa mais dano nos primeiros níveis, porém ao matá-lo o Caçador vai receber bastante Vida/Mana perdida.
  • Buff Azul/Vermelho, a armadura e resistência mágica de ambos estão fixados em 20 e o Azul teve uma leve redução da vida máxima (2100 -> 1800 no nível 1).
  • Lobos: os menores agora estão com mais vida (450 -> 480 nível 1) e o lobo maior agora tem 20 de armadura e resistência mágica, porém, menos vida (1300 -> 1200 nível 1).
  • As Acuâminas receberam um leve aumento em suas defesas. As menores ganharam 25 de vida cada (era 400 passou para 425 no nível 1) e a maior agora tem 20 de armadura e resistência mágica fica (um nerf, antes era 30 no nível 1), mas recebeu 100 de vida (700 -> 800 nível 1).
League of Legends - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

1. Rota da selva

Enfim, levando em consideração os detalhes acima, dá para ver que será necessário mudar um pouco os costumes da selva. Em outras palavras, as prioridades agora serão outras.

A rota na selva depende bastante da composição da sua equipe e qual o plano de jogo ao longo prazo. Geralmente, quando o Caçador começa do lado debaixo do mapa, seu objetivo é ajudar a criar pressão e possivelmente ajudar o jogador do topo conseguir um abate, voltar para a base e ainda ter tempo de voltar para disputar o Dragão com a rota inferior.

A sua função como caçador é ajudar a controlar o mapa e a rotação das equipes. Onde você gerar pressão no mapa é onde o jogo vai tomar prioridade

Os caçadores que começam no lado superior vão querer ajudar a rota inferior, ou aparecer no topo para folgar um pouco mais a vida do jogador da rota superior. É comum que o caçador que começa na parte de cima do mapa dê mais prioridade para sua rota inferior para conseguir uma rotação cedo na partida e garantir o Arauto.

Escolher uma rota depende muito da sua comunicação com a equipe. E lembre-se que é bem mais fácil criar essas estratégias com equipes fechadas ou em elos mais altos, em que os jogadores já têm a noção básica do jogo.

2. Função do Campeão

Kha'Zix League of Legends LoL - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Kha'Zix é a famosa "barata voadora" do LoL
Imagem: Divulgação/Riot Games

Em uma partida, a composição importa muito para a vitória, e já que falamos sobre as rotas do Caçador, é importante saber também a função dos Caçadores em determinada composições.

Existem dois tipos de Caçadores mais populares atualmente: os carregadores e os tanques.

Caçador carregador

Caçador carregador é aquele que vai procurar juntar mais recursos para si. Vai jogar em equipes que não têm muito dano, mas com bastante controle de grupo e linha de frente (o suficiente para o caçador causar bastante dano na luta). Infelizmente, por serem mais frágeis, geralmente não são bons em controlar objetivo e dependem de uma boa coordenação da equipe para dar certo. Exemplos são:

  • Kha'Zix
  • Rengar
  • Shaco
  • Graves
LoL Rengar - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Rengar é quase sempre uma boa opção de Caçador
Imagem: Divulgação/Riot Games

Caçador tanque

Caçadores tanques são a linha de frente. Essa é a função ideal para quem quer ajudar a equipe, mas não quer ficar preso em uma rota (suportes). São excelentes para controle de objetivo e ajudar em lutas, além de serem relativamente melhores que os caçadores carregadores para ganks. O meta hoje em dia está mais favorável a essa classe. Exemplos são:

  • Amumu
  • Sejuani
  • Rammus
  • Sett

O meta da selva na atualização atual é essa:

LoL Tier - Reprodução/mobalytics - Reprodução/mobalytics
Imagem: Reprodução/mobalytics

3. Controle de objetivo

Os tipos de objetivos são esses (sem ordem de prioridade):

  • Nexus
  • Inibidores
  • Barão
  • Torre
  • Arauto
  • Dragão
  • Campos da selva

Desconstruindo essa lista, podemos remover os três primeiros e focar só nos objetivos do early game: Torre, Arauto, Dragão e Campos da Selva.

A sua função como caçador é ajudar a controlar o mapa e a rotação das equipes. Onde você gerar pressão no mapa é onde o jogo vai tomar prioridade. As Torres do Bot podem cair por causa de erro ou boa escolha sua e o mesmo serve para todas outras torres e objetivos. É importante lembrar que do outro lado tem o caçador inimigo, tentando sempre prever seu posicionamento e suas decisões.

Mapa League of Legends LoL - Reprodução/League of Legends BR - Reprodução/League of Legends BR
O Barão, em destaque, é o "monstro neutro" mais poderoso do jogo, capaz de decidir partidas
Imagem: Reprodução/League of Legends BR

É importante respeitar a pressão de rota durante um controle de objetivo e entender que detalhes pequenos (como um gank nível 2 na rota inferior) podem gerar um Dragão para sua equipe.

Quando e como controlar um objetivo depende muito de como estão as ondas de minions e a pressão dos seus colegas de equipe. O melhor exemplo disso que posso dar é o seguinte:

A onda de minions da rota superior está sendo lentamente empurrada em direção à torre inimiga, e enquanto isso o seu Top Laner conseguiu solar o adversário, ou seja, ele tem pressão a favor. A jogada correta aqui é aproveitar essa onda de minions e chamar o jogador para fazer o Arauto, dessa forma vocês levaram dois objetivos de uma vez, o Arauto e a Torre.

O único ponto negativo dessa jogada é que o caçador inimigo pode ter levado o Dragão, porém, nesse caso ainda estamos na vantagem com 2 objetivos contra apenas 1 do oponente. Nesse cenário ainda estamos na fase de rotas, você pode escolher entre fazer o Dragão ou fazer o Arauto, a rota inferior tem uma leve pressão e a rota do meio está 50/50.

Respeitar a pressão das rotas é fundamental para um bom caçador. No vídeo abaixo podemos ver como o melhor caçador do mundo (vencedor do mundial de LoL), garante os objetivos.

4. Como e quando emboscar o oponente (Gank)

Pressão de rota é a chave. Esse tópico vamos resolver com 4 perguntas:

  • Seu gank vai ajudar a garantir algum objetivo?
  • Se você gankar, as chances de vencer um possível 2v2 ou 3v3 são mais altas que do oponente?
  • Seu gank vai ajudar a quebrar o freeze/garantir pressão na rota?
  • Seu gank vai fazer diferença na rota?

Se sua resposta for sim para alguma dessas perguntas (principalmente a primeira, que já discutimos no tópico passado), então você deve gankar sim!

Se a resposta for não, é importante entender o que fazer quando sua equipe cobrar o gank (veja tópicos 3 e 5).

Shini INTZ de costas final CBLoL 2020 Etapa 2 x paiN - Bruno Alvares/Riot Games Brasil - Bruno Alvares/Riot Games Brasil
Shini, Caçador da INTZ, foi campeão do CBLoL em 2020
Imagem: Bruno Alvares/Riot Games Brasil

5. O impacto de um caçador nas partidas

Desde as mudanças nos itens e as criaturas da selva, caçador se tornou uma função vital para uma equipe. Aqui no Brasil, a estratégia de jogar com um caçador agressivo ajudou na excelente campanha da paiN Gaming.

O caçador Cariok ficou conhecido como o rei do First blood (primeiro abate da partida), mas sua agressividade não foi o suficiente. Sua falta de versatilidade e adaptação atrapalhou na final do CBLoL, que foi vencida pela INTZ.

O caçador da INTZ, Shini, possui uma característica única que o difere dos outros caçadores do país: flexibilidade. Shini consegue se adaptar às piores situações e virar partidas ao seu favor. Se você perdeu a decisão entre paiN e INTZ, vale a pena assistir com calma.

O impacto de um Caçador depende muito da sua mentalidade e a visão de jogo. Às vezes você é um caçador bom que consegue executar uma estratégia muito bem, só que para ser campeão é necessário se tornar excepcional e jogar em qualquer condição. Um roubo de barão pode mudar completamente o ânimo da sua equipe.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol