Topo

OPINIÃO

Legends of Runeterra: Ajustes no Trundle e novo laboratório no update 1.14

Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Daniel Esdras

Do GameHall

27/11/2020 04h00

Legends of Runeterra, o jogo de cartas do universo de League of Legends, continua a evoluir, com atualizações de seu "metagame" e pedidos da comunidade que vão sendo ouvidos pela Riot Games.

O update 1.14 já está no ar e traz novidades de peso para quem joga de forma competitiva, casual e até na abordagem que a Riot terá de agora em diante com suas notas de atualização. Vem com a gente para um raio-X das novidades!

1 - Mais transparência

Raio-X do Meta  - Reprodução/Riot Games - Reprodução/Riot Games
Raio-X do Meta de Legends of Runeterra na Atualização 1.14
Imagem: Reprodução/Riot Games

A primeira mudança que vemos pelas notas da atualização é que a Riot vai começar a ser mais transparente em relação às novidades e discutir suas ideias com os jogadores até um certo ponto. Para isso, eles introduziram o que chamaram de raio-x do Meta.

A partir de agora, uma vez por mês, a Riot vai compartilhar dados do meta gaming dos rankings mais altos, dizendo quais decks têm maior índice de vitória e uso pelos jogadores. Há, inclusive, o código do deck para que você possa copiar e utilizar aí também.

No entanto, são dados de decks que fizeram sucesso com as modificações anteriores, então em alguns deles será preciso fazer modificações.

Para ver o Raio-x e brincar com os decks disponibilizados, basta acessar as Notas da Atualização.

2 - Principais Buffs

Vários cards recebem buffs e nerfs nas atualizações. Nem todas afetam diretamente o meta, já que são testes que a Riot faz para saber como o card vai reagir.

Aqui separamos os principais buffs e nerfs que vão realmente afetar o jogo logo de cara, mexendo nos decks mais utilizados.

Shyvana

Runeterra Shyvana - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra
Imagem: Reprodução

A modificação pode parecer simples, com um buff de poder comum, mas vai deixar os decks de dragão bem mais viáveis. As habilidades dela giram em torno de atacar todo turno, e essa pequena mudança deixa a situação bem mais fácil de escalar rápido e ficar incontrolável para o inimigo.

Lucian

Runeterra Lucian - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra
Imagem: Reprodução

Segundo a própria Riot, essa mudança não foi fácil de fazer e serve para alinhar o potencial do Lucian com cards mais recentes. Com a possibilidade de ser acionado no mesmo turno em que sobe de nível, ele pode ser usado de várias maneiras e em decks de arquétipos diferentes. De forma agressiva ou por meio de combos, é possível ver o Lucian ser bem mais utilizado agora.

Lança Negra

Runeterra Lança Negra - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra
Imagem: Reprodução

Com as alterações do seu texto, agora causando 4 de dano se um aliado morrer, a Lança Negra virou mais um feitiço de remoção poderoso para segurar o mid game dos adversários.

3 - Principais Nerfs

Também há cards que sentiram a mão pesada do Nerf e vão ficar menos efetivos a partir de agora. O deck Trundle, que está muito forte, é o que recebeu mais atenção. Confira as três maiores mudanças.

Trundle

Runeterra Trundle - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra
Imagem: Reprodução

Decks com o Trundle estavam dominando o meta recente graças à capacidade ímpar de bloquear e a eficiência do Pilar de Gelo que o jogador ganhava ao subir de nível com ele, que tinha incríveis 8 de vida.

Agora o Pilar vai ter apenas seis de vida e o Trundle, cinco. Esse nerf não acaba com o deck e nem com o campeão, mas diminui bastante a sua capacidade de bloqueio e permite que ele seja removido mais vezes.

Como a própria Riot disse, o objetivo é dar mais possibilidades de reação para quem jogar contra ele.

Pedras Destinadas

Runeterra Pedras - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra
Imagem: Reprodução

Mais uma pancada no deck Trundle, o nerf nas Pedras Destinadas vem para deixá-las mais vulneráveis a remoções. Com três de vida, em vez dos quatro que tinha antes, ela pode ser destruída por cards como a Fiora e vários outros.

Rex Correnteza

Runeterra Rex - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra - Rex Correnteza
Imagem: Reprodução

Mais um card de Águas de Sentina que foi nerfado sem piedade. O Rex Correnteza perdeu não só um disparo da sua barragem, como também um de poder. A Riot diz que ele estava muito poderoso na limpeza de campo, mas que as mudanças não vão modificar a forma como os jogadores o utilizam. Na prática, os decks dessa região vão ser ainda menos utilizados.

4 - Hexperimentação

Runeterra Hexperimentação - Reprodução - Reprodução
Legends of Runeterra - Hexperimentação
Imagem: Reprodução

Por fim, outra grande novidade é o novo laboratório, a Hexperimentação. A ideia é que o jogador use um deck com limitações específicas, montado por ele ou pela própria Riot, e ganhe uma vantagem por isso.

Um deck todo ímpar, por exemplo, que teria um arquétipo mais agressivo por jogar no turno um, vai ganhar mais um e defesa para os aliados, uma mistura inversa. Já decks todos pares vão ganhar um a mais de ataque.

Há ainda efeitos para quem montar decks só com cards comuns, sem seguidores ou sem fortalecimento. Se você for realmente corajoso, dá para tentar jogar com um deck comum, mas sem nenhuma das vantagens.

Legends of Runeterra Laboratório de Experimentação - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL