Topo

OPINIÃO

Cinco dicas pra melhorar na Top Lane em League of Legends

Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

Daniel Moura

Do GameHall

13/10/2020 04h00

A rota do Topo em League of Legends divide opiniões. Enquanto alguns acreditam que ela é importante para ditar o ritmo do jogo, outros acham que ela não passa de uma "ilha" em que os jogadores se enfrentam sem muitas consequências na partida.

Seja lá qual for a sua opinião, é sempre bom aprender um pouco mais sobre essa posição. E não esqueça: sabendo jogar no Topo, você pode, sim, ajudar muito o seu time. Vamos conferir algumas dicas?

1. Teleporte

Teleporte é o feitiço de invocador perfeito para ajudar a equipe e ao mesmo tempo ter uma rota eficiente. Mas tome cuidado, porque se você errar pode comprometer a sua equipe, como mostra o Colosimus na análise de uma jogada do pro-player LEP.

A utilização correta do teleporte depende da situação da partida. Quando sua equipe for se juntar para tomar um objetivo, é bom estar preparado caso seja necessário descer no meio da luta.

Em geral, você vai usar o teleporte nos momentos em que precisa se juntar rapidamente com sua equipe para conquistar objetivos, fazer a rotação no mapa ou manter o controle de wave da sua rota.

2. Controle de wave

Controle de wave - Reprodução/Daller/Medium - Reprodução/Daller/Medium
Controle de Wave
Imagem: Reprodução/Daller/Medium

O controle de wave na rota superior é fundamental para conseguir vencer contra campeões que são considerados "counters" do seu. Essa é a mecênica mais importante para um Top Laner de sucesso.

As formas para controlar os minions:

Verde - Freeze: Como o nome mesmo diz, congelar. A estratégia aqui é manter os seus minions e os minions do oponente travados em determinada região da rota. Nesse caso depende de onde você pretende manter o Freeze e qual sua estratégia para tirar vantagem com esse controle da wave. Acima podemos ver um Freeze básico que ocorre no meio da rota, mas há momentos em que é possível realizar esse controle próximo da sua torre —basta manter essa estratégia de ter as duas waves equilibradas para não empurrar em nenhuma direção.

Amarelo - Slow push: Empurrar lentamente para permitir a chegada de outras ondas de minions aliados é a estratégia que utilizamos para tomar torres. Basicamente, queremos juntar pelo menos 3 ondas de minions e construir o que é chamado de "big wave" para fazer cerco na torre, fazendo o inimigo perder muita experiência e ouro. Para essa estratégia funcionar, basta matar dois minions magos para reduzir o dano sobre seus minions e deixar os minions lutadores travando-os até ir acumulando ondas. Um detalhe muito importante sobre essa estratégia: o Slow push funciona melhor quando é feito no lado oposto do objetivo que sua equipe quer tomar. Assim, cria essa divisão de escolhas que a equipe inimiga é forçada a fazer (defender torre ou garantir objetivo).

Laranja - Push: Empurrar a wave é a estratégia que utilizamos para criar pressão no inimigo e poder encaixar dano enquanto ele tenta farmar. Com essa ideia de empurrar a wave, também possibilitamos espaço para o jungler trabalhar naquela região, ou seja, se você quer um gank do seu jungler, empurre sua wave até a torre e isso vai fazer com que eventualmente a do inimigo empurre na sua direção forçando o oponente a sair do conforto dele e dando espaço para um gank do jungler. Para empurrar a wave basta atacar todos os minions e matar mais rápido possível com habilidades e o que tiver disponível.

Última dica: Quando for sair da rota, sempre deixe a wave debaixo da torre do inimigo. Essa pressão ajuda evitar rotações do campeão inimigo e ajuda a deixar a wave em um bom lugar para quando voltar na rota.

3. Funções da Rota Superior e como identificar

Assim como em todas rotas, garantir o nível 2 no top antes do oponente é muito importante para sair na frente, mas é importante lembrar que para garantir nível 2 é necessário matar os minions primeiro. Consequentemente, isso força um leve "push" (empurrão) na onda, colocando você em posição de risco, sujeito a tomar um gank.

A melhor forma de garantir que a onda não seja empurrada é sempre alinhar seus ataques de acordo com os ataques do oponente, mas, quando estiver próximo do nível 2, finalize o mais rápido possível os minions restantes.

Atenção! Há certos campeões para os quais essa estratégia não é viável, são eles:

Darius - Nos primeiros instantes do jogo o Darius é MUITO poderoso, principalmente na troca 1v1. É interessante deixar que o Darius empurre a onda de minions, e você deixar a onda numa situação de freeze para facilitar o farm e impedir o Darius, já que ele vai precisar avançar muito e isso pode ser bem perigoso.

Campeões que atacam a distância - Existem aqueles que ousam levar Lucian, Vayne e Quinn até a rota superior, essa é uma estratégia que não é muito comum e rara no cenário competitivo, entretanto quando ocorrer, é bom notar que essa não é uma rota que você pode deixar simplesmente no freeze, já que seu oponente não vai precisar fazer muito nem chegar tão perto pra poder te atacar ou atacar os minions. Contra esses campeões é interessante jogar de forma mais opressiva e fazendo o possível para atrapalhar o farm "seguro". Aproveite e chame seu jungler pra montar uma barraquinha.

Lutadores como Riven, Fiora, Camille, Jax e Renekton - Estamos no meta desses campeões, então esses são as estrelinhas da SoloQ. A rota contra os campeões mencionados não será um lugar de paz, é importante ir com a mentalidade de constantes 1v1 e trocas gratuitas. O segredo aqui é saber quando trocar e como evitar. Cada um tem uma estratégia que dá pra jogar ao redor, ou seja, Renekton sem fúria, Jax sem o E por exemplo. Será necessário um bom tempo estudando como esses campeões funcionam na rota para poder jogar ao redor das habilidades e vencer as trocas.

Tanques como Orrn, Maokai, Malphite, Shen - Esse campeões geralmente não jogam em prol da fase de rotas, o objetivo aqui é juntar recursos sempre que possível e tentar participar de todas lutas de objetivo. Shen basicamente é o melhor dessa categoria atualmente, já que pode aparecer no mapa duas vezes (ultimate e teleporte).

É importante reconhecer qual a sua função e a função do seu campeão na partida, dessa forma fica mais fácil definir as decisões que você irá tomar na rota. Inclusive nos lutadores, tem a subcategoria dos que fazem "split-push", ou seja, empurrar a rota oposta dos objetivos. Essa é uma função muito importante e certos campeões conseguem vencer a partida só nessa estratégia, Nasus e Yorick são bons exemplos.

4. Meta

A temporada 2020 de League of Legends tem sido uma temporada repleta de "bonecões" como Mordekaiser, Volibear, Sett e Ornn, mas depois de varias atualizações e mudanças no Meta em geral, O top virou uma rota consagrada aos duelistas e linhas de frente para controle de objetivo.

No patch atual temos os seguintes campeões como meta:

Top God Tier - Mobalytics Tier List - Mobalytics Tier List
Imagem: Mobalytics Tier List

Atualmente é interessante na SoloQ que o jogador da Rota Superior consiga jogar de forma mais independente e até mesmo fazer "split-push". Escolhas como Darius e Garen são viáveis pela facilidade e o kit dominante dos Campeões, Shen e Malphite são boas escolhas para jogar contra aqueles que buscam duelos e preferem ficar sozinhos empurrando a rota. Urgot já é uma ótima resposta para os tanques. Fiora e Jax são os mais populares devido ao fator "1v9" que alguns bons jogadores conseguem alcançar.

Mesmo fora do topo da lista, alguns campeões continuam interessantes em um ambiente competitivo e para o ranqueado também.

  • Camille (Duelista)
  • Ornn (tanque)
  • Maokai (tanque)
  • Yorick (empurrador de rotas, "split-push")

Escolha seu campeão e boa sorte nos campos da justiça!

5. Noção de Mapa e Tempo de Jogo

Em maior parte, a função do Top Laner é ditar o ritmo de jogo e ajudar garantir que os objetivos sejam feitos.

Quebrando um pouco da formalidade, durante a escrita desse artigo eu estava jogando um pouco de Riven e minha equipe precisava fazer o Barão, sabendo disso, parti com o intuito de invadir a base inimiga que já se encontrava aberta, e fiz o esforço pra chamar atenção para minha equipe fazer o Barão com segurança.

Exemplos como esse servem de base para explicar aos jogadores que só 'correr atrás de matar o inimigo' não é o suficiente pra ganhar o jogo.

Mas então, como é que o Top Laner pode fazer a diferença ao longo do jogo? Nas dicas anteriores, foi mencionado as funções, entretanto, a visão de mapa faz toda diferença. Por exemplo:

-Split-push é bem feito quando é do lado oposto de um objetivo importante, ou seja, quando você ver as rotas fazendo inversão em jogos do profissional, repare que é quando o Dragão é feito ou depois de uma torre ser tomada.

-No caso dos tanques, é importante que você esteja presente na tomada de objetivo, ou seja, analise a movimentação de sua equipe e organize as comunicações para dar teleporte quando for tomar o Dragão, Barão, torre etc.

O tempo de jogo é determinado com uma boa comunicação e boas rotações. Para saber mais sobre noção de mapa e como ser um Top Laner eficiente, deixo vocês com essa série do Akrinuss:

Concluindo

Jogar no Top é uma arte de paciência e técnica. Mecânica e treino constante é o diferencial de um Top Laner competente. Essas virtudes servem para encaixar bons combos e ser um Top Laner exemplar de SOLOQ, porém, aprender o básico já é um passo para alcançar pelo menos Platina. Controle de wave e saber fazer rotações já te dá vantagem em cima da maioria dos jogadores, abuse bastante dessas estratégias. Boa sorte nos Campos da Justiça!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL