Topo

OPINIÃO

League of Legends: Cinco dicas para melhorar como Atirador

A Atiradora Caitlyn, de League of Legends, na versão Fliperama - Divulgação/Riot Games
A Atiradora Caitlyn, de League of Legends, na versão Fliperama Imagem: Divulgação/Riot Games

Daniel Moura

Do GameHall

17/09/2020 04h00

Ser Atirador (ou ADC) no League of Legends não é um trabalho fácil: você pensa que é só atacar sem parar e causar muito dano, mas na verdade a posição exige técnica, dedos rápidos e posicionamento correto.

A recompensa é que, com treino e dedicação, você pode ser capaz de fazer jogadas incríveis, virar uma partida e ser ponto de referência do seu time. Então se você vibra com as jogadas de profissionais como brTT e Micao, confira nossas dicas para se tornar um atirador de alta qualidade no Lolzinho!

1 - Encontre o melhor ajuste do mouse

LoL 01 - Daniel Moura/GameHall - Daniel Moura/GameHall
League of Legends
Imagem: Daniel Moura/GameHall

Como Atirador, sua função é ganhar ouro matando os minions para conseguir comprar itens e causar dano no time inimigo e nos objetivos. Portanto, a ferramenta mais importante do atirador é o mouse, e quanto mais confortável você estiver, melhor.

Crie uma partida de treino e ajuste o DPI do mouse (caso seja configurável) e a sensibilidade nas configurações próprias do League of Legends. Faça os ajustes até encontrar uma velocidade confortável em que o mouse não fique lento demais ou fora do controle.

2 - Aprenda a arte do "Kite"

LoL 02 - Daniel Moura/GameHall - Daniel Moura/GameHall
League of Legends
Imagem: Daniel Moura/GameHall

Kite significa "Pipa" em inglês. No Brasil, o uso já transformou a palavra em verbo: "caitar".

Significa a movimentação de vai e volta com a mão, como se você estivesse soltando pipa, mas usando mouse e teclado. Em League of Legends é uma técnica fundamental para o Atirador: atacar de longe e continuar andando, saindo do alcance do inimigo ao mesmo tempo em que derrete a barra de vida dele.

Para treinar:

  • Vá até o Modo Treino. Pegue um Campeão que você já conhece ou com o qual deseja melhorar os auto-ataques;
  • Tente treinar com os itens que geralmente serão comprados na partida, assim você irá se acostumar com a quantidade de dano causada;
  • Crie um boneco de treino como alvo, e fique clicando no boneco e no terreno logo em seguida para se movimentar. Mantenha esse movimento até ir acelerando e encontrando um ritmo fixo.

Depois do treino básico, experimente utilizar as teclas A, X e ' durante o treinamento e veja o quanto pode ser bem mais fácil do que só clicar com o botão direito.

Veja uma explicação no vídeo a seguir:

Veja um bom exemplo de como um jogador profissional utiliza essa mecânica:

3 - Acompanhe a evolução do "Meta"

LoL 03 - Reprodução/Mobalytics - Reprodução/Mobalytics
League of Legends
Imagem: Reprodução/Mobalytics

Depois de aprender a configurar e entender como funciona o reposicionamento do atirador, também é importante saber quais são os personagens em alta no cenário competitivo —ou o estado do "metajogo".

Atualmente, o meta está mais favorável aos atiradores que fazem o papel de utilidade da equipe, como Ashe, Senna, Jhin, e Kalista. Aqui também podemos incluir Varus e Sivir, mas os atuais nerfs e mudanças no meta em geral deixaram ambos um pouco fora da lista padrão.

Como League of Legends é jogado em volta dos objetivos, o meta atualmente é poder cumprir esses objetivos de forma mais limpa possível, e cada um desses campeões tem um kit de habilidades que funciona muito bem nessa estratégia.

Mesmo o meta sendo direcionado aos utilitários, ainda existem outros atiradores que são viáveis, e é bom sempre se manter atento às mudanças de cada nota de atualização para estar à frente do seu inimigo.

Ezreal e Caitlyn são boas escolhas por terem uma lane phase segura e não decaírem muito ao longo da partida. Ezreal consegue escalar seu poder muito bem e pode causar toneladas de dano; Caitlyn tem um longo alcance de ataques e um kit fantástico para cerco de objetivos.

Outros tipos de Campeões que fazem a função de carregadores:

Hyper Carry: é o nome dado àqueles atiradores que conseguem estragar uma luta sozinhos. Vayne, Kai'sa, Tristana, Kog'maw, Aphelios (que também é cogitado como um atirador utilitário mas ultimamente está meio fora do meta devido aos nerfs), Jinx, Xayah e Twitch.

Magos: Campeões como Ziggs, Vel'koz e Syndra geralmente são utilizados quando é necessário ter dano mágico e um pouco mais de controle de terreno nas lutas e objetivos. Ziggs é um excelente campeão para a fase de rotas devido à facilidade de levar torres e empurrar a wave, assim como é excelente para causar dano em lutas. Vel'Koz e Syndra já não são tão incríveis assim na fase de rotas devido à falta de mobilidade e limitação de mana nos primeiros minutos do jogo. Entretanto, conforme o jogo vai passando, ambos se tornam máquinas de destruição nas lutas 5×5 e no controle de objetivo. Uma boa Ult do Vel'koz pode virar o jogo completamente.

Os esquecidos: Draven, Miss Fortune, e Lucian geralmente ficam vagando pelo Tier A e às vezes até aparecem no Tier S, porém, a viabilidade em comparação com o meta atual torna esses campeões obsoletos. Miss Fortune até que consegue fazer um controle de objetivo com sua Ult, mas seu baixo alcance se torna uma enorme desvantagem. Draven, quando é desativado no começo da partida, não consegue chegar em um pico de poder relevante e fica apagado. Lucian já tem fama com isso, e vai decaindo bastante ao longo da partida.

4 - Aprenda a controlar as ondas de minions

Uma das dicas mais importantes: se você dominar o controle de "wave" pode vencer qualquer oponente sem nem precisar entrar em lutas arriscadas na rota. Algumas formas para controlar os minions estão na imagem abaixo:

LoL Controle de Wave - Daller/Medium - Daller/Medium
League of Legends - Controle de Wave
Imagem: Daller/Medium

Verde - Freeze: Como o nome mesmo diz, congelar. A estratégia aqui é manter os seus minions e os do oponente travados em determinada região da rota. Nesse caso, depende de onde você pretende manter o Freeze e qual sua estratégia para tirar vantagem com esse controle da wave. Acima podemos ver um Freeze básico que ocorre no meio da rota, mas há momentos que é possível realizar esse controle próximo da sua torre, basta manter essa estratégia de ter as duas waves equilibradas para não empurrar em nenhuma direção.

Amarelo - Slow push: Empurrar lentamente para permitir a chegada de outras ondas de minions aliados é estratégia que utilizamos para tomar torres. Basicamente, queremos juntar pelo menos 3 ondas de minions e construir o que é chamado de "big wave" para fazer cerco na torre, levando o inimigo a perder muita experiência e ouro. Para essa estratégia funcionar, basta matar dois minions magos para reduzir o dano sobre suas tropas e deixar os minions lutadores travando-os até ir acumulando ondas. Um detalhe muito importante sobre essa estratégia: o slow push funciona melhor quando é feito no lado oposto do objetivo que sua equipe quer tomar. Assim, cria essa divisão de escolhas em que a equipe inimiga é forçada a fazer (defender torre ou garantir objetivo).

Laranja - Push: Empurrar a wave é a estratégia que utilizamos para criar pressão no inimigo e poder encaixar dano enquanto ele tenta farmar. Com essa ideia de empurrar a wave, também possibilitamos espaço para o Caçador trabalhar naquela região. Ou seja: se você quer um gank do seu jungler, empurre sua wave até a torre, e isso vai fazer com que eventualmente a onda do inimigo empurre na sua direção, forçando o oponente a sair do conforto dele e dando espaço para um gank do jungler. Para empurrar a wave basta atacar todos os minions e matar mais rápido possível com habilidades e o que tiver disponível.

Ultima dica: quando for sair da rota, sempre deixe a wave debaixo da torre do inimigo. Essa pressão ajuda evitar rotações do campeão inimigo e ajuda a deixar a wave em um bom lugar para quando voltar na rota.

Ótimo vídeo sobre controle de wave:

5 - Aprenda a se posicionar

Confira esta partida do ruler, um dos melhores jogadores do mundo:

Como você pode perceber, um bot laner/atirador só é tão bom quanto seu posicionamento em um objetivo ou luta.

É importante buscar sempre estar do lado oposto de onde o inimigo pode aparecer e deixar o mais complicado possível de alguém chegar em você.

Você precisa estar sempre em alerta quando algum inimigo perigoso sumir no mapa e quando isso acontecer, abraçar a torre, suporte, tanque o que seja. A sua função como bot laner é causar dano e ajudar a derreter o objetivo com suas habilidades, ou seja, ficar fora de posição e morrer sem dar dano é um pesadelo e pode custar a vitória.

Como não é possível realizar esse treinamento fora de partidas reais, recomendo jogar um ranqueada, assistir o replay e tentar identificar os momentos em que você poderia ter se posicionado melhor. Mantenha esse estudo até refinar e decorar o padrão do posicionamento.

Por fim, recomendo procurar partidas dos melhores bot laners e analisar como e onde eles ficam durante lutas e objetivos e como o campeão escolhido por eles reagem em determinada situação.

Como pode ver, se tornar um atirador de qualidade leva tempo e dedicação, provavelmente é a função que mais depende de noção de dano e espaçamento do jogo inteiro. League of Legends é um jogo muito divertido, mas fica ainda mais divertido quando é jogado pra valer!

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL