Topo

OPINIÃO

"Free Fire": Ranking dos melhores fuzis de assalto

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

15/01/2020 04h00

Existe um ditado popular que diz que não se pode ter tudo. Quando o assunto são armas em jogos competitivos, como o próprio "Free Fire", isso é uma verdade absoluta. Dano, precisão, cadência de tiro, número de balas: é impossível um arma que seja ótima em todos esses quesitos.

No entanto, existe uma categoria de armas equilibradas que são pelo menos boas em quase tudo: os rifles de assalto. Ao contrário dos snipers, eles não possuem um dano tão alto e um alcance tão grande, mas compensam com uma taxa de disparo muito maior e bem mais balas para gastar.

Aqui você vai encontrar um ranking com os melhores rifles de assalto do "Free Fire" para te ajudar a escolher o melhor equipamento para as suas quedas.

8 - AN94: Ame ou odeie

Free Fire AN94 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire AN94 Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A AN94 é aquele típico caso de ame ou odeie. Ela tem bons atributos, muito parecidos com os da AK, com destaque para o alcance, mas conta com uma das piores taxas de disparo da categoria. Isso faz dela uma arma letal a médias e até longas distâncias, mas bem limitada de perto.

Em relação aos anexos, ela pelo menos possui uma boa quantidade deles, que podem melhorar bastante a arma no decorrer do jogo.

7 - M4A1: Boa para iniciantes

Free Fire M4A1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire M4A1 Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A M4A1 é uma velha conhecida dos jogadores de FPS e está em quase todos os shooters do mercado. Com um alcance soberbo para rifles de assalto, ela ainda equilibra todos os outros atributos para se tornar uma ótima opção para o seu início de jogo.

Como não vem com uma boa mira já acoplada e tem um recuo muito agressivo, acaba não figurando entre as melhores da categoria, mas é muito indicada para iniciantes, já que serve em diversos cenários e distâncias.

Seus anexos são diversos e deixam a arma ainda mais versátil, especialmente quando o recuo é reduzido.

6 - SCAR: Fácil de controlar, mas precisa de anexos

Free Fire SCAR - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire SCAR Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A SCAR pode se transformar em uma das melhores da lista com os anexos corretos, mas depende deles para realmente brilhar. Com pouca precisão e sem uma mira, ela acaba ficando bem fraca em relação às concorrentes em um primeiro momento.

Ainda assim, é uma arma bem popular por conta do fácil manejo, graças ao recuo tranquilo de controlar. Se você se garante no loot, é uma boa opção.

5 - AK: Segura o coice!

Free Fire AK - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire AK Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se por um lado a AK perde em alcance para várias das rivais, por outro sobra em dano e taxa de disparo. Mas nem tudo são flores, já que ela possui um dos recuos mais agressivos do jogo e não é nem um pouco indicada para quem está começando.

Com algumas melhorias via anexos, ela pode ser a arma definitiva na mão de jogadores talentosos.

4 - M14: Um pequeno canhão

Free Fire M14 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire M14 Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A M14 é um monstro em dano, o maior da sua categoria. Com alguns anexos, ela rivaliza até mesmo com snipers longas distâncias. Infelizmente, ela não vem com uma mira de fábrica e tem uma taxa de disparo bem abaixo da média, o que a tira das primeiras colocações. Outro problema é o recuo agressivo no modo automático e a baixa capacidade de munição.

A indicação é usar o modo de tiro único e apostar na mira para derrubar os inimigos sem dar tempo de reação.

3 - FAMAS: Spray sem medo

Free Fire FAMAS - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire FAMAS Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Chegamos no "top 3", com as armas mais utilizadas no competitivo e as mais poderosas dentro da categoria dos Rifles de Assalto. A FAMAS inaugura nosso pódio por conta da sua versatilidade, modo "burst fire" e recuo fácil de controlar.

O destaque fica para a sua ótima taxa de disparo que faz dela uma boa opção também para curtas distâncias e mortal em médias distâncias.

2 - XM8: Boa de perto, com alto dano

Free Fire XM8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire XM8 Anexos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A XM8 tem um único defeito: como vem com uma mira 2x de fábrica e não permite mudanças, acaba sendo menos efetiva para combates a longas distâncias. No entanto, para médias e curtas distâncias, ela é um monstro de arma.

A mira X2 vai garantir um ótimo começo. Com dano maior que as concorrentes mais populares, M4A1 e SCAR, você leva uma vantagem significativa sobre os inimigos. Outro ponto positivo dessa arma é o fácil controle do recuo.

1 - Groza: Você pode ter (quase) tudo

Free Fire - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Free Fire Anexo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para finalizar a lista com chave de ouro, a nossa campeã, a Groza. Essa arma só pode ser encontrada em drops aéreos, então não espere vê-la jogada pelo chão por aí. Ela tem as qualidades de quase todas as outras da categoria juntas. Dano da AK, alcance das M4, boa taxa de disparo, munição na medida e só peca um pouquinho em precisão, mas ainda é melhor que boa parte das suas concorrentes.

Para completar o estrago, ela ainda é compatível com diversos anexos. Só faltou mesmo vir com uma mira de fábrica, mas nesse caso é pedir demais.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL