Topo

Reviews


Com nostalgia 'turbo', "Sonic Mania" é herdeiro digno da era do Mega Drive

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

14/08/2017 12h00

Nos últimos anos consolidou-se pela internet a brincadeira do 'Ciclo do Sonic': todo jogo novo do herói da Sega atiça a curiosidade dos fãs, mas depois aparecem várias novidades questionáveis e o resultado acaba decepcionando.

Óbvio que o anúncio de "Sonic Mania" deu início a uma nova rodada, mas parecia que ele seria o escolhido para quebrar a maldição.

Com inspiração clara na era de ouro do Mega Drive, o jogo traz como trunfo também a participação de fãs tão dedicados na produção que conseguiram a oportunidade justamente por terem criado jogos amadores incríveis do Sonic.

Jogo tem versões para PS4, Xbox One, Switch e PC - Arte/UOL Jogos
Jogo tem versões para PS4, Xbox One, Switch e PC
Imagem: Arte/UOL Jogos

A combinação parecia imbatível e, de fato, é sim: "Sonic Mania" é excelente em todos os aspectos, dos gráficos à trilha sonora, nos controles e também nas muitas surpresas cheias de nostalgia.

Para qualquer pessoa que jogou Sonic nos anos 90 é difícil ver "Sonic Mania" e não esboçar nem que seja um sorriso no canto do rosto de carinho e satisfação.

É como se fosse uma versão 'Turbo' de todos os jogos do Sonic no Mega Drive (e um pouquinho também de "Sonic CD"). Várias fases clássicas dos games antigos aparecem em versões expandidas, com alguns trechos familiares, mas muitas novidades.

Claro que também aparecem fases totalmente inéditas, com cenários inesperados para um jogo do Sonic, mecânicas diferentes e uma boa dose de referências retrô. Por exemplo, os estágios de bônus com esmeraldas como prêmios lembram bastante o estilo de "Sonic CD", com elementos de "Sonic 1" e "Sonic 3" pelo cenário - mas há também a clássica fase das bolinhas azuis, com uma função secundária entre os estágios de bônus.

Nos controles existe um movimento novo, o Drop Dash, que ajuda a dar ainda mais agilidade nas correrias pelas fases: ao pular, é só apertar e segurar de novo o botão de pulo para o Sonic sair rolando como bolinha em alta velocidade.

No caso de Tails ele sai voando enquanto Knuckles começa a planar, afinal, você pode também jogar com os amigos do ouriço azul.

Mas o grande atrativo fica mesmo para toda a parte visual de "Sonic Mania", um trabalho muito caprichado em várias frente. O deleite visual já começa na abertura em desenho animado, toda colorida e vibrante, ditando bem o tom nostálgico da produção.

À primeira vista, pode parecer que são exatamente os mesmos gráficos do Mega Drive, mas é só olhar com um pouquinho mais de atenção para notar vários detalhes adicionais na forma de animações mais suaves dos pixels, movimentos novos (repare na fluidez de movimento quando o Sonic olha pra cima!) e referências mil espalhadas pelos cenários.

É o futuro que imaginávamos para toda aquela variedade de jogos 2D da geração 16-bits antes dos gráficos tridimensionais virarem os protagonistas.

Vale o mesmo tratamento para a trilha sonora, que combina faixas conhecidas em versões remixadas com algumas composições originais que, mesmo que não sejam lá tão marcantes, combinam bastante com o jogo.

É um trabalho de amor, claramente feito por fãs da era de ouro dos 16-bits para outros fãs da mesma época, quando Sonic surgiu como a grande sensação da Sega e se consolidou como o mascote da empresa.

Aliás, serve também como excelente cartão de visitas, já que oferece uma aventura linda e de boa duração (são pelo menos 24 fases do início ao fim, com alguns segredos para os mais dedicados) e de controles muito simples de aprender e se divertir.

Durante muito tempo as aventuras 2D do ouriço azul ficaram relegadas a plataformas portáteis onde, ainda que tivessem muita qualidade, não recebiam tanta atenção quanto os questionáveis games 3D para consoles. Quando decidiu investir de novo no estilo, o resultado foi terrível com os dois episódios de "Sonic 4".

Talvez estes tropeços tenham sido os argumentos necessários para a Sega olhar com calma para o passado e perceber o imenso legado que construiu, tanto de boas aventuras do Sonic quanto de fãs dedicados, que ganharam a chance botar a mão na massa e colocaram a série de volta aos trilhos.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Mais Reviews