No 3DS, jogo grátis "Pokémon Shuffle" mistura monstrinhos a "Candy Crush"
Ao invés de lançar jogos para celulares como sugerem alguns de seus investidores, a Nintendo está seguindo o caminho contrário. Com títulos como "Pokémon Shuffle", a empresa está trazendo a fórmula mobile para suas próprias plataformas.
O recém-lançado "Pokémon Shuffle", grátis para download no eShop do 3DS, é um exemplo. Unindo a clássica franquia de monstrinhos à lógica de "Candy Crush Saga", o título limita as ações de usuários não pagantes, mas pode ser aproveitado de graça por quem for paciente.
Resolvendo quebra-cabeças, jogadores devem vencer batalhas contra vários Pokémon para ter a chance de capturá-los.
LIMITE DE GASTOS
Para a alegria dos pais, a Nintendo implementou um limite que impede menores de 18 anos de gastar mais de US$ 100 por mês com as compras de "Pokémon Shuffle".
Assim como em "Candy Crush", fãs precisam pagar para jogar após consumir seus corações, ou então esperar alguns minutos. Ainda há a possibilidade de pagar por itens que facilitam a ação - mas esses também podem ser obtidos normalmente durante o jogo.
A soma entre jogabilidade simples e apresentação agradável faz de "Pokémon Shuffle" um bom game para descontrair por alguns minutos por dia, sem que ninguém precise colocar a mão no bolso.
Experimentos
"Pokémon Shuffle" não é o primeiro experimento da Nintendo em termos de jogos 'free-to-play'. A produtora já testou outras maneiras de implementar jogos grátis, e ela parece satisfeita com os resultados até hoje.
As batalhas online entre submarinos de "Steel Diver: Sub Wars" podem ser aproveitadas por qualquer dono do 3DS de graça. Quem gostar mais da experiência pode pagar uma taxa única para liberar mais conteúdo para o game.
Já "Rusty's Real Deal Baseball" oferecia um curioso sistema em que os jogadores mais pacientes podiam cumprir missões para pechinchar e reduzir o preço cobrado pelos minigames.
PARECIDOS, MAS NÃO IGUAIS
Apesar de se parecerem muito, "Pokémon Shuffle" e "Pokémon Battle Trozei" são jogos bem diferentes. Um é grátis, o outro é pago. Um é focado em quebra-cabeças estratégicos, como limite de movimentos; enquanto o outro tem como foco a combinação rápida e frenética de peças.
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