Topo

Quer jogar "LoL" e não sabe como começar? Ensinamos o bê-a-bá do game

Rodrigo Guerra e Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/08/2014 16h00

O mais popular jogo da atualidade, "League of Legends" não pára de crescer. A produtora Riot Games revelou recentemente que mais de 67 milhões já disputam batalhas ao lado de amigos e desconhecidos no game. Mas mesmo assim, ainda tem muita gente que não faz a menor ideia do que acontece nos campos da justiça.

"LoL" é um MOBA - sigla do inglês que significa algo como 'arena de batalha para múltiplos jogadores online'. No game, usuários controlam heróis que devem unir suas forças para destruir a base inimiga.

Em um primeiro momento, o jogo pode parecer complicado. Mas a verdade é que as regras básicas que servem como base para todas as diferentes estratégias são bem simples.

UOL JOGOS EXPLICA OS PONTOS BÁSICOS DE "LOL"

  •  

Como funciona o jogo

O mapa principal de "LoL" é o 'Summoner's Rift'. Nele, cada time conta com cinco jogadores que devem destruir o Nexus da equipe adversária. Esse foi o primeiro mapa desenvolvido para o game e é o padrão usado em campeonatos.

'Summoner's Rift' é dividido em três rotas (superior, meio e inferior), e cada uma delas leva ao Nexus. Ao destruir essa estrutura o time vence a batalha. Mas antes de conseguir acesso a ela, é preciso passar pelas defesas do time rival.

Para cumprir seus objetivos, os jogadores contam com a ajuda dos soldados das tropas, pequenos personagens controlados pelo computador. Eles são a "bucha de canhão" e servem para distrair as torres, que defendem seu território atacando qualquer inimigo que entre em seu raio de alcance.

Poderosas, as torres atacam de acordo com uma lista de prioridade. Normalmente elas atacam as tropas controladas pelo computador, mas também disparam contra jogadores quando estes atacam seus rivais em sua proximidade. Assim, o melhor lugar para lutar é sempre longe das torres adversárias.

O usuário precisa eliminar tropas inimigas para ganhar dinheiro. O 'ouro' serve para a aquisição de equipamentos que deixam os heróis mais fortes. Quanto mais poderoso um personagem, mais chances ele tem de abater seus oponentes, e assim, de ganhar a partida.

Entre as rotas existe o terreno neutro chamado de selva, onde vivem monstros neutros que concedem dinheiro extra e bônus de atributos ao serem derrotados. O mapa também tem um rio que, além de servir como divisor de territórios, guarda dois monstros chefes que fornecem dinheiro e atributos extras à equipe inteira.

  • O Baron é o monstro neutro mais poderoso do jogo, e fica escondido no rio

Partidas costumam ter duas fases distintas determinadas pelos comportamentos do jogador: a fase das rotas e a dos combates em times. Na primeira, o objetivo é tentar matar o máximo de tropas inimigas para conseguir dinheiro e fortalecer seu personagem. A fase é marcada por 'guerras frias' em todas as rotas. Investidas desenfreadas raramente acabam bem, e a melhor maneira de garantir um abate é posicionar-se de maneira inteligente e esperar uma emboscada de algum colega de time.

Para que tudo dê certo é preciso comunicação com o resto do time. Vencem mais os jogadores que avisam quando estão passando por dificuldades ou quando precisam voltar para a base para comprar itens e recuperar vida.

Depois de algumas torres serem destruídas, os jogadores se veem obrigados a investir contra o território inimigo - e fazer isso desacompanhado é perigoso. É aí que começa a segunda fase. Nas lutas de time, todos os 10 jogadores da partida costumam participar, na tentativa de destruir as torres avançadas e finalmente derrubar o Nexus inimigo. Em geral, partidas no 'Summoner's Rift' costumam durar entre 30 e 45 minutos.

  • É preciso muita atenção para entender tudo o que acontece em uma luta de times

Campeões

Os heróis controlados pelos jogadores são classificados de acordo com suas funções e habilidades especiais. Os mais de 100 personagens selecionáveis disponíveis são Tanques, Franco-atiradores, Magos, Lutadores, Assassinos ou Suportes.

Não existem regras ditando quais heróis devem ficar em determinadas partes do mapa. A formação mais comum, porém, traz um jogador no topo, um no meio, dois na rota inferior e um último na floresta, que cuida da limpeza dessa área e de criar emboscadas para adversários.

A grosso modo, "LoL" é um jogo de estratégia onde o jogador controla apenas um personagem. Cada um conta com técnicas comuns e especiais para combater inimigos, monstros e torres. As especiais causam mais dano e têm tempo de recarga antes de poderem ser utilizadas novamente, e cada campeão tem 5 delas - das quais uma é passiva. O segredo para a vitória está no uso correto dessas habilidades.

CLASSIFICAÇÕES DE CAMPEÕES

Tanques são heróis que entram na linha de frente para proteger seus aliados e aguentam muito dano. Alistar, Braum, Dr. Mundo, Garen e Zac são exemplos.Franco-atiradores (ADC) são personagens que causam bastante dano com ataques normais. Eles são frágeis, e devem tomar distância dos inimigos. Ashe, Draven, Ezreal, Lucian e Vayne são alguns.
Magos (AP) são personagens que causam bastante dano com ataques especiais. Geralmente são usados na rota do meio. Exemplos: Lux, Anivia, Karthus, Morgana e Ziggs.Lutadores, apesar de não serem Tanques, entram na linha de frente para causar dano. Se dão bem na rota superior ou na floresta. Alguns exemplos: Darius, Fiora, Irelia, Rengar e Xin Zhao.
Assassinos têm como objetivo encontrar um alvo, eliminá-lo rapidamente, e fugir ou partir para o próximo. Eles são rápidos e fortes, mas frágeis. Akali, Katarina, Master Yi, Talon e Zed são exemplos.Suportes são campeões de recursos. Seu papel é ajudar o time com suas habilidades, seja curando aliados, auxiliando no posicionamento ou atrapalhando oponentes. Braum, Leona, Nami, Soraka e Sona são alguns.

"LoL" é versátil, porém, e é possível criar estratégias diferentes com cada campeão. Um bom exemplo disso é a Annie, uma poderosa Maga, mas que também pode ter grande utilidade no papel de Suporte por causa de sua habilidade passiva que atrapalha a movimentação do time adversário.

Preparação para a batalha

A mecânica dinâmica de "League of Legends" é o que torna cada partida emblemática. Com mais de 100 campeões selecionáveis, composições diferentes de time rendem estratégias diversas. É preciso se adaptar de acordo com cada batalha, e grande parte dessa adaptação depende da seleção de itens.

Os jogadores devem gastar seu ouro conscientes de suas situações. Ele está tomando muito dano físico? Compre uma armadura. Não consegue alcançar o inimigo? Compre uma bota. Está levando vantagem em uma rota? Compre um item poderoso para garantir a posição.

A loja de itens do game tem uma aba que lista automaticamente itens recomendados para o herói escolhido por um jogador iniciante. Os que se sentirem confortáveis com sua habilidade de escolha, claro, podem navegar pela seleção completa de equipamentos livremente.

Importante: cada partida é única em termos de personagem. Assim, itens e níveis obtidos por um herói em uma disputa não são carregados para a próxima.

  • Os 'ultimates' são as habilidades mais poderosas de cada campeão

Entrando na onda

Ouvir que "League of Legends" é um eSport em acensão, com ligas e jogadores profissionais famosos, pode ser intimidador. Mas é fácil deixar esse medo de lado e começar a jogar encarando cada partida como uma pelada de futebol. Encontre amigos que também queiram jogar o que já joguem e peçam ajuda na hora da dúvida.

Outra forma de treinar é jogar partidas cooperativas contra a inteligência artificial. Essas disputas vão deixá-lo mais à vontade com os fundamentos do game e ainda vão garantir que você não fique com medo de errar, pois jogar contra o computador é muito mais fácil do que contra oponentes de carne e osso.

Para quem está começando, outra alternativa é o Formador de Equipes. Com ele você seleciona um herói e uma rota que desejar e já entra para um grupo equilibrado em torno da sua escolha.

O importante é se divertir e não desistir na hora de encontrar um aliado ou oponente mal-humorado - afinal, isso tem em todos os jogos online. Lembre-se sempre: "League of Legends" é um jogo de equipe, e comunicação e cordialidade contam tanto quanto habilidade na hora da decisão do time vencedor.