Topo

Xbox 360 domina 85% do mercado de consoles da atual geração no Brasil

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

22/01/2013 09h00

Se na geração anterior o PlayStation 2 reinou sozinho no Brasil, o jogo está virando na era da alta definição: segundo o Gfk, o Xbox 360 domina 85% do mercado nacional quando levado em conta apenas os consoles da atual geração – ou seja, PlayStation 3 e Wii dividem os 15% restantes.

Em outubro, quando a fabricação local do Xbox 360 completou um ano no país, a Microsoft já celebrava um salto de 5,9% de participação de mercado, em agosto de 2011, para 65%. Porém, este número leva em conta o mercado como um todo, do PS2 ao Master System. Isolados os videogames atuais, o domínio é de 85%.

A montagem local reduziu o preço do Xbox 360 em 40% e, ao menos por enquanto, Sony e Nintendo continuam comercializando consoles importados, logo não contam com os benefícios locais da manufatura (ou montagem) local.

O PlayStation 3, cuja produção foi aprovada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) no ano passado, pode seguir caminho semelhante ao do Xbox 360 em 2013.

VEJA JOGOS DO XBOX 360
Veja Álbum de fotos

Mais Start