Topo

Nos moldes de Imagem & Ação, Gartic é site de desenho para jogar com amigos

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

15/07/2011 12h14

Quem passou a infância em animadas partidas de jogos de tabuleiro certamente se deparou em algum momento com o acirrado "Imagem & Ação", em que o objetivo é acertar um tema determinado com base no desenho feito por um dos participantes da brincadeira.

NO GARTIC VOCÊ PODE...

JOGAR
O site oferece um jogo ao estilo "Imagem & Ação", em que você deve adivinhar os desenhos de outros jogadores e depois, claro, você mesmo desenhar.
DESENHAR
No Mural Livre você encontra uma série de ferramentas que permitem criar desenhos elaborados.

Parte dessa emoção foi transportada para a internet pelo site Gartic, criado por Henrique Moreira, que não apenas oferece um jogo muito similar ao "Imagem & Ação", mas serve também como vitrine para desenhistas habilidosos mostrarem habilidade no traço.

Inclusive, uma das ferramentas oferecidas pelo Gartic é a opção de gravar o desenho sendo feito e depois compartilhar com a comunidade do site para mostrar suas técnicas.

Esta nova área, aliás, pode crescer e ganhar ainda mais força, explica Henrique. "pretendo dar ainda mais ênfase a estes desenhistas, além de melhorar cada vez mais a interatividade do jogo", conta ele.

Dupla identidade

Segundo Henrique, o responsável pelo Gartic, a ideia surgiu em 2007, ao testar novas tecnologias para internet que serviriam perfeitamente para criar um jogo de desenhos. "Fiz um protótipo inicial e comecei a convidar colegas da faculdade para testar", conta ele. No ano seguinte, lançou o site em parceria com um amigo - que pouco depois abandonou a empreitada.

Todo desenvolvido em HTML5, o Gartic dispensa plugins - como Flash - e roda gratuitamente direto do navegador. No início, apresentava apenas o jogo de interpretação e adivinhação, mas o aparecimento de novas ferramentas incentivaram a criação de espaço também para artistas exibirem seu talento, resultando em áreas como o Mural Livre, com diversas artes e até um desafio periódico e temático.

A flexibilidade das ferramentas do Gartic acabou dando espaço para a formação de duas comunidades bem diferentes no site: os jogadores e os desenhistas.

A estudante de fisioterapia Iana Paes, de 18 anos, por exemplo, começou a jogar em 2009 por indicação de um amigo, mas logo passou a se interessar mais pelo lado artístico da brincadeira. "Quando eu era novata no Gartic, minha diversão era jogar mesmo. Viciei na sala 'Geral' e ficava horas jogando sem parar para conseguir vitórias e uma pontuação alta", relembra. "Depois eu comecei a me dedicar mais ao Mural Livre, que antes não tinha muito destaque e possuía poucas ferramentas para desenho".

Em contrapartida, a administradora Maria Letícia Caldas, de 20 anos, também entrou no Gartic por sugestão de uma conhecida, mas acabou se apegando mesmo ao jogo. "Comecei jogar em 2009 mas jogava muito pouco. Em julho de 2010 eu passei a entrar diariamente e fui disputando posições no ranking do site", explica Letícia, "Quanto mais disputava, mais eu ganhava e sempre queria me manter no topo".

  • Iana Paes e Letícia Oliveira: a primeira gosta de desenhar no Gartic, já a outra prefere jogar

As duas, porém, concordam que um dos segredos para o sucesso do Gartic é a comunidade ativa e participativa. "Acho difícil encontrar um site nos dias de hoje que reúna tantos atrativos e consiga abranger faixas etárias tão variadas como vejo no Gartic", comenta Iana.

Letícia, por sua vez, até protagoniza uma das histórias mais inusitadas da comunidade do site: "eu encontrei o meu amor, a gente se conheceu e hoje estamos namorando. Eu morava no Rio e me mudei pra  Belo Horizonte parar morar com ele".

Que jogo apaixonante, não é?

QUER SER UM FERA NO GARTIC?

Veja dicas das meninas para se dar bem no jogo e nos desenhos.
IANA
Sugiro frequentar salas que possuem jogadores veteranos e observar os chutes que eles dão, bem como a forma que desenham determinada palavra sorteada. Geralmente, os veteranos já decoraram todas as palavras da sala e acertam os desenhos com facilidade. Muitos, aliás, acertam os desenhos apenas com as dicas, sem nenhum risco na tela.

Se o usuário quer ser um bom desenhista, sugiro dar Play nos desenhos dos usuários que se destacam no Mural Livre, pois cada um tem uma técnica bacana e diferente que pode acrescentar muito no resultado do desenho.
LETÍCIA
Para quem está começando, sugiro que procure jogar em salas fáceis e com iniciantes, daí quando pegar a prática e se tornar veloz na digitação já pode jogar nas salas veteranas.