Topo

Para Nintendo, "Wii Sports" explica sucesso do Wii

07/02/2008 12h04

Em entrevista ao site Gamespot, Satoru Iwata, CEO da Nintendo, tentou explicar porque o Wii se tornou tão popular pelo mundo - mais especificamente nos Estados Unidos. Para ele, boa parte da popularidade do console pode ser atribuída à decisão de ter incluído "Wii Sports" no pacote. Mas a própria Big N não tem certeza de como o console se tornou um sucesso tremendo logo no lançamento, e aposta na teoria da propaganda boca-a-boca.

"Por causa da natureza portátil do DS, é fácil compartilhar a diversão de um bom jogo com um amigo em algum lugar", diz Iwata, que logo destaca as dificuldades enfrentadas com o Wii nesse sentido, pela dificuldade em expressar a diversão do console para as pessoas. "Depois de muito discutirmos sobre isso, decidimos colocar Wii Sports juntamente com o hardware nas regiões fora do Japão".

Para Iwata, vários jogadores poderiam comprar um Wii para jogar "Zelda", mas a maioria não faria o mesmo por "Wii Sports". "Mas as pessoas que compraram um Wii - e eu hesitaria colocar dessa forma - ficaram presas ao 'Wii Sports', querendo ou não. Nossa teoria é a de que se as pessoas jogaram e acharam mais divertido do que esperavam, o que rapidamente se espalhou para as pessoas mais próximas".

Mas, segundo o executivo, nada disso foi intencional: "Tudo o que fizemos foi nos perguntar como empacotar o máximo de sorrisos e surpresas em um produto que desenvolvemos. Felizmente, nós atingimos em cheio".

O sucesso de "Wii Sports", para Iwata, explica porque o DS levantou vôo rapidamente no Japão, enquanto o Wii se espalhou de forma mais veloz nos EUA.