Topo

Rainha Elizabeth não estará em abertura do Parlamento por 'problemas de mobilidade'

Rainha Elizabeth não estará em abertura do Parlamento no Reino Unido Imagem: Frank Augstein - 12.out.2021/Reuters

Michael Holden

Em Londres, Reino Unido*

09/05/2022 19h45

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, não irá conduzir a reabertura do Parlamento, na terça-feira (10). A monarca de 96 anos tem enfrentado questões de mobilidade, anunciou hoje o Palácio de Buckingham.

Esse será mais um evento ao qual a rainha não comparecerá por conta de sua saúde. Seu filho e herdeiro, príncipe Charles, acompanhado de seu filho mais velho, o príncipe William, vão substituir a rainha na cerimônia em que a monarca estabelece a agenda do governo, afirmou o palácio.

"A rainha continua enfrentando problemas episódicos de mobilidade, e, em consulta com seus médicos, decidiu, de maneira relutante, que não irá comparecer à Abertura de Estado do Parlamento amanhã", afirmou o Palácio de Buckingham em nota.

"A pedido de sua majestade, e com a concordância das autoridades relevantes, o príncipe de Gales fará a leitura do discurso da rainha em nome de sua majestade, com a presença do Duque de Cambridge".

A rainha foi forçada a diminuir os compromissos desde que foi hospitalizada por uma noite em outubro do ano passado por conta de uma condição não especificada e recebeu orientações de seus médicos para descansar.

O palácio se recusou a dar detalhes sobre a enfermidade de Elizabeth, mas uma fonte disse que a decisão de não participar da abertura do Parlamento está relacionada aos problemas com os quais sofreu no ano passado, acrescentando que ela foi tomada apenas hoje.

Elizabeth, monarca mais longeva e de reinado mais longo do planeta, continua a conduzir muitos de seus deveres de maneira virtual. Seu primeiro evento público desde o adoecimento foi em abril, quando compareceu a um serviço memorial para seu marido, que morreu no ano passado.

* Reportagem adicional de Alistair Smout

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rainha Elizabeth não estará em abertura do Parlamento por 'problemas de mobilidade' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade