Topo

Rainha Elizabeth 2ª faz 96 anos: por que monarca tem dois aniversários?

A Rainha Elizabeth 2ª completa 96 anos nesta quinta-feira (21) - Samir Hussein/WireImage
A Rainha Elizabeth 2ª completa 96 anos nesta quinta-feira (21) Imagem: Samir Hussein/WireImage

De Splash, em São Paulo

21/04/2022 04h00

A rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido está completando hoje 96 anos de idade. Recentemente, ela afirmou que estava "exausta e cansada" após ser diagnosticada com covid-19. Também por isso a data deve passar sem festas exorbitantes, para preservá-la.

Mas, apesar de fazer aniversário no dia em que nasceu (21 de abril de 1926), a monarca possui duas datas comemorativas, sendo uma delas a "oficial" — e, detalhe, não é a de hoje. Você sabe o motivo disso? Splash foi em busca de resposta.

Os monarcas que governam o Reino Unido possuem dois aniversários no ano graças ao frio. Independentemente dos dias de seus nascimentos, uma comemoração junto ao povo é feita no segundo fim de semana de junho, mais próximo do verão europeu e com mais chance de dia melhor e de sol em Londres.

Essa tradição começou em 1748, por ordem do rei George 2ª, trisavô da rainha Vitória, que por sua vez é trisavó da rainha Elizabeth 2ª. Ele fazia aniversário em 10 de novembro, mês já com clima delicado e instável com frio e chuva na Inglaterra.

2 - Getty Images - Getty Images
William e Harry desfilam no Trooping The Colour de 1990 ao lado da princesa Diana e da rainha-mãe, Elizabeth
Imagem: Getty Images

Ele então decidiu que ia comemorar seu aniversário próximo ao verão com uma parada militar, e assim é feito até hoje para os monarcas que nascem no outono, inverno ou primavera.

No caso de Elizabeth 2ª, abril já é um mês mais agradável por ser primavera, em que as temperaturas costumam variar entre 5ºC e 20ºC. Segundo a Climatempo, hoje Londres terá dia ameno com mínima de 8ºC e máxima de 15ºC.

Tradicionalmente, essa data de abril do aniversário da rainha é mais reservada, reunindo familiares e apresentações musicais.

Já em junho as comemorações se estendem ao povo, quando a festa oficial é realizada geralmente com um desfile aberto da rainha e outros membros da família real, que acompanham da sacada do Palácio de Buckingham uma parada com participação das Forças Armadas do país, conhecida como "Trooping the Colour", com a Força Aérea colorindo o céu com as cores da bandeira do Reino Unido.

1 - James Devaney / Getty Images - James Devaney / Getty Images
8.jun.2019 - Rainha Elizabeth 2ª durante o desfile "Trooping the Colour", último que ocorreu já que em 2020 foi suspenso devido restrições da pandemia e em 2021 a família estava em luto luto pela morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª
Imagem: James Devaney / Getty Images