Topo

O que acontece no Reino Unido quando a rainha Elizabeth morrer?

Rainha Elizabeth em cerimônia de Ação de Graças - Frank Augstein - 12.out.2021/Reuters
Rainha Elizabeth em cerimônia de Ação de Graças Imagem: Frank Augstein - 12.out.2021/Reuters

De Splash, em São Paulo

25/04/2022 11h30

No dia em que a rainha Elizabeth 2ª morrer, o Palácio de Buckingham vai colocar em ação a "Operação London Bridge". Com 96 anos, a rainha está sob observação médica no Castelo de Balmoral, na Escócia.

A situação é considerada incomum e há vários indicativos da gravidade. Os príncipes William e Harry, foram chamados a ir ao encontro da monarca. De acordo com a BBC, um avião com sete integrantes da família real britânica pousou em Aberdeen, na Escócia.

Um memorando revelou quais são os planos oficiais da realeza para o dia da morte da monarca. Os procedimentos foram divulgados pelo site Politico, e incluem detalhes de como a informação será divulgada, quais autoridades devem se pronunciar primeiro e como serão as homenagens finais.

O plano, intitulado "Operação Ponte de Londres" (em tradução livre), foi desenvolvido em 1960, e inicialmente compartilhado com um pequeno grupo de pessoas. Agora, ele acabou se espalhando.

Mas o que irá acontecer?

Segundo as informações divulgadas, todas as bandeiras dos palácios deverão ficar a meio-mastro dentro de dez minutos. As atividades governamentais ficarão suspensas por dez dias, exceto atividades essenciais.

Se a rainha morrer fora do Palácio de Buckingham (seja na Sandringham House, em Norfolk, ou em Balmoral, na Escócia), seu corpo deverá ser transportado de volta a Londres. Nesse caso, um carro da família real faria o transporte de volta à residência principal da monarca.

Ligações e mensagens

Antes de qualquer outra coisa, a informação precisará ser comunicada a autoridades.

O primeiro-ministro em atividade deverá ser avisado por meio de uma ligação telefônica e de uma mensagem. Rumores alegam que o código "A Ponte de Londres caiu" poderá ser usado.

Em seguida, outros oficiais também serão comunicados, por telefone, em ordem de senioridade. Só depois disso, a população será informada, por meio de um comunicado oficial para a imprensa.

Um pronunciamento será feito na TV comunicando a morte, e o príncipe Charles vai se preparar para sair em turnê pelo Reino Unido por dez dias.

Além disso, o site da família real será substituído por uma única página preta com um breve texto confirmando a morte da rainha, e as redes sociais da família ficarão em silêncio. Os sites governamentais receberão um banner preto em homenagem à monarca,

O Dia D

O dia da morte será denominado o Dia D (ou D-Day, no original), e os dias seguintes serão contabilizados a partir deste, sendo referenciados como D+1, D+2 e assim por diante.

Funeral e homenagens finais

Rainha Elizabeth recebe rosa em homenagem a príncipe Philip - Instagram/@theroyalfamily - Instagram/@theroyalfamily
Rainha Elizabeth recebe rosa em homenagem a príncipe Philip
Imagem: Instagram/@theroyalfamily

Imediatamente após a morte, um memorial fechado para ministros deverá acontecer na catedral de São Pedro, também conhecida como Abadia de Westminster. Embora planejada com antecedência, o documento afirma que a cerimônia deverá parecer "espontânea".

Durante a sua turnê, o príncipe Charles deverá passar pela Irlanda do Norte, pela Escócia e pelo País de Gales. Nesse tempo, o corpo da rainha permanecerá no Palácio de Buckingham.

No dia 5, ele será transferido para o Palácio de Westminster, para a população poder prestar homenagens durante os próximos três dias.

Além disso, um memorial público, que provavelmente será televisionado, vai acontecer na capela de São George, no Castelo de Windsor.

O funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte. O corpo da rainha será enterrado na capela memorial Rei George VI. O caixão ficará ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Quando Charles assume o trono?

Príncipe charles - Getty Images - Getty Images
Príncipe Charles assume o trono como rei um dia após a morte da rainha Elizabeth
Imagem: Getty Images

O conselho de ascensão se reúne no dia D+1, no Palácio St. James. Este conselho vai proclamar Charles como o novo rei.

No mesmo dia, o primeiro-ministro irá ao Palácio de Buckingham para se encontrar com o rei Charles. Logo em seguida, o monarca recém empossado fará a turnê pelo Reino Unido.