PUBLICIDADE
Topo

Baleia de espécie rara encalha em praia próxima da costa de Atenas

28/01/2022 13h05

ATENAS (Reuters) - Equipes de resgate tentam libertar nesta sexta-feira uma baleia bicuda que apareceu em águas gregas e está presa em uma praia próxima à riviera de Atenas, afirmaram autoridades. 

A guarda costeira, veterinários, voluntários e grupos ambientais estavam trabalhando para registrar os ferimentos, diagnosticar doenças e ajudar a soltar o animal, que chegou a uma praia próxima ao subúrbio costeiro de Palaio Faliro, flutuando em uma profundidade de três metros. 

De acordo com a Arion, uma organização grega não-governamental e que oferece primeiros socorros a baleias e golfinhos encalhados, a baleia de 3,5 metros de comprimento apareceu pela primeira vez em uma outra área costeira próxima na quinta-feira. O animal parecia ileso no momento e foi auxiliado a nadar de volta ao mar aberto. 

Mas o mamífero retornou, chegando à terra novamente nesta manhã em Flisvos, em Palaio Faliro, com o que parecem ser ferimentos em seu bico, afirmou Aimilia Drougas, oceanógrafa e co-fundadora da Arion. 

Especialistas estão verificando se há razões que impediram que ela fosse embora nadando, afirmou a pesquisadora. 

Baleias bicudas são uma espécie ameaçada de extinção, e são nadadoras de águas profundas, chegando a até 3 mil metros de profundidade. Elas vivem e se reproduzem em mares gregos, mas quase nunca chegam em águas mais rasas. 

"É muito raro para essa espécie. É um animal bem tímido, que não se aproxima das pessoas e prefere grandes profundidades", afirmou Drougas, acrescentado que as lesões podem ser superficiais. 

(Reportagem de Renee Maltezou)