Topo

Pornhub incentiva ida a museus para ver 'quadros eróticos' e Louvre ameaça processar

Campanha do site Pornhub com ex-atriz pornô Ilona Staller, a "Cicciolina", incentiva visita a museus para ver quadros eróticos - Reprodução/YouTube
Campanha do site Pornhub com ex-atriz pornô Ilona Staller, a "Cicciolina", incentiva visita a museus para ver quadros eróticos Imagem: Reprodução/YouTube

Da Ansa, em Florença

21/07/2021 09h12Atualizada em 21/07/2021 09h12

As Gallerie degli Uffizi, situadas em Florença, na Itália, estudam abrir uma ação judicial contra o site adulto Pornhub por uso sem autorização de imagens de suas obras de arte.

A medida é reação a uma campanha lançada pelo portal de pornografia chamada "Classic Nudes" ("Nus Clássicos", em tradução livre), na qual convida seus usuários a apreciarem obras "eróticas" nos principais museus do mundo.

A campanha é estrelada pela célebre ex-atriz pornô húngaro-italiana Ilona Staller, a "Cicciolina", e afirma que "algumas das melhores obras eróticas de todos os tempos não estão no Pornhub", mas sim em museus.

O vídeo da ação promocional ainda mostra Cicciolina reproduzindo o quadro "O Nascimento de Vênus", obra-prima de Botticelli que atrai milhões de visitantes todos os anos para os Uffizi, além de usar imagens de dentro do principal museu renascentista do mundo.

Por conta disso, a administração dos Uffizi estuda abrir uma ação contra a MindGeek Holding, empresa de Luxemburgo proprietária do Pornhub, que não teria pedido autorização do museu para usar a obra de Botticelli.

Além da instituição florentina, o site menciona o Museu d'Orsay e o Louvre, de Paris; o Museu do Prado, de Madri; o MET, de Nova York; e a National Gallery, de Londres.

Ao The Daily Best, o Louvre disse esperar "que as obras sejam removidas imediatamente".