Topo

Roberto Benigni receberá Leão de Ouro pela carreira em Veneza

Ator e diretor Roberto Benigni será homenageado em Veneza - Daniele Venturelli/Getty Images
Ator e diretor Roberto Benigni será homenageado em Veneza Imagem: Daniele Venturelli/Getty Images

De Veneza

15/04/2021 09h17

O ator, comediante e diretor italiano Roberto Benigni será homenageado com o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na 78ª edição do Festival de Veneza, que acontece entre os dias 1º e 11 de setembro.

A homenagem foi anunciada hoje pela Bienal de Veneza, organizadora da principal mostra cinematográfica da Itália. "Meu coração está repleto de alegria e gratidão. É uma honra imensa receber um reconhecimento tão importante ao meu trabalho", disse Benigni.

Com 68 anos, o italiano é conhecido pela versatilidade e já estrelou mais de 30 longas em sua carreira, dos quais o mais célebre é "A Vida é Bela", também dirigido por ele, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator e melhor filme estrangeiro.

Na obra, Benigni dá vida ao judeu Guido, que usa sua imaginação para proteger seu filho dos horrores de um campo de concentração nazista.

Roberto Benigni em cena no filme "A Vida É Bela" (1997) - Divulgação - Divulgação
Roberto Benigni em cena no filme "A Vida É Bela" (1997)
Imagem: Divulgação

Desde sua estreia, Roberto Benigni se impôs no panorama do espetáculo italiano como uma figura de referência, sem precedentes e sem igual. Alternando aparições nos palcos de teatro, sets de cinema e estúdios televisivos com resultados às vezes surpreendentes, ele se impôs em virtude de sua exuberância e impetuosidade."
Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza

Hoje Benigni é um dos artistas mais populares da Itália, e seu trabalho mais recente no cinema é "Pinóquio", adaptação de Matteo Garrone para o clássico infanto-juvenil, onde interpreta Gepetto.