Topo

Sucesso, depressão: como estão as crianças que viraram memes

Colaboração para Splash, em São Paulo

28/09/2023 04h00Atualizada em 29/09/2023 13h35

Eles viraram figurinha de WhatsApp e apareceram na TV. Crianças e adolescentes que protagonizaram memes anos atrás ainda são lembrados pelo viral. Alguns deles lidam bem com a fama inesperada e até recriam a brincadeira. Veja por onde andam alguns dos famosos memes mirins.

Chloe no carro

Em 2013, a mãe da garotinha americana Chloe publicou um vídeo com a reação das filhas ao descobrirem que estavam a caminho da Disney. A mais velha, Lily, chorava bastante, mas Chloe, que tinha apenas dois anos, parecia estar desconfiada.

O olhar demonstrava que ela não estava entendendo muito bem o que acontecia.

Essa reação —a forma de mexer os olhos sem mover o rosto— viralizou e rodou o mundo. Chloe é lembrada até hoje. Ela mesma fez uma publicação no Instagram, agora com 12 anos, relembrando o meme.

"A diferença de 10 anos nos olhos. Algumas coisas nunca mudam", escreveu na legenda.

Chloe quando tinha 2 anos e agora com 12 anos em reprodução de meme Imagem: Reprodução/ Instagram

Para nossa alegriaaaaa

Em 2012, os irmãos Jefferson e Suellen Barbosa, na época com 16 e 15 anos, viralizaram na internet ao cantarem a música "Galhos Secos" ao lado da mãe Mara. Na gravação, Jefferson faz a irmã dar uma gargalhada ao berrar no refrão: "Para nooooooooossa alegriaaaa".

O vídeo se espalhou e os irmãos, que viviam em Parelheiros, na zona sul de São Paulo, apareceram até na TV. Onze anos depois, Jefferson se tornou bombeiro e é influenciador evangélico nas redes sociais —tem 55 mil seguidores apenas no Instagram.

Já a irmã Suellen, 26, tem um salão de beleza especializado em cabelo afro. Em 2020, ela se tornou mãe.

Jefferson e Suellen ficaram famosos após vídeo cantando "Galhos Secos" Imagem: Reprodução/ Instagram

A garota desastre

A mini diva Zoë Roch, com seus 5 anos, ficou famosa ao aparecer em frente a uma casa em chamas. Enquanto os bombeiros tentam apagar o fogo, ela parece sorrir em frente ao incêndio.

Mais tarde, já adulta, ela explicou ao Buzzfeed que estava em casa quando ouviu sirenes e saiu com o pai para ver o que era. Amante de fotografia, seu pai levou uma câmera recém-comprada e viu que os bombeiros estavam bem tranquilos.

Na verdade, a casa havia sido doada para os bombeiros fazerem exercícios e o incêndio era controlado. Ele então ficou fotografando a cena e pediu para Zoë sorrir para as fotos. Ela diz que fez a cara —quem vê parece até uma vilã após tramar uma—, porque era assim que ela sorria na época.

Em 2021, ela voltou aos noticiários. Seu meme "Garota Desastre" se tornou tão famoso que ela chegou a vendê-lo como NFT por 500 mil dólares, algo em torno de R$ 2,5 milhões. Hoje, com 23 anos, divulga aventuras e viagens no Instagram para os seus 26 mil seguidores, além de fotos que parecem sempre, involuntariamente, criar um novo meme.

Zoë Roch virou meme após foto de 2005 viralizar; hoje ela tem 23 anos e parece naturalmente sempre ser um meme Imagem: Reprodução/ Instagram

Já acabou Jéssica?

Foi com essa frase que Lara ficou famosa como meme. Ela tinha 12 anos em 2015, quando uma briga com uma colega na saída da escola foi filmada e viralizou.

Entretanto, diferentemente dos outros memes mirins, ter se tornado viral na internet não lhe trouxe boas lembranças: por causa do vídeo, Lara virou alvo de bullying, abandonou a escola, passou a se ferir e começou um tratamento psiquiátrico. Tudo isso aos 12 anos de idade.

Lara da Silva não teve boas experiências após se tornar meme na internet com frase dita em briga em 2015 Imagem: Reprodução/ Instagram

"Se eu parar pra pensar demais nisso, me faz mal. Não é algo que eu goste, mas é uma coisa que aconteceu, não tem como voltar atrás", falou Lara da Silva em entrevista à BBC News Brasil.

No TikTok, onde é seguida por 66 mil contas, ela já falou sobre a depressão que tem e os remédios que precisa tomar. Hoje ela tem 20 anos e sinaliza na biografia do Instagram que mora no estado do Rio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sucesso, depressão: como estão as crianças que viraram memes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade