Como Danilo Gentili virou alvo de Aras após pedido de empresário

Uma troca de mensagens revelou que o empresário Meyer Nigri, dono da construtora Tecnisa, teria pedido uma investigação contra Danilo Gentili ao Procurador-geral da República, Augusto Aras. No texto, ele acusa o humorista de supostamente promover pedofilia em um filme, lançado em 2017. Nigri é investigado pela Polícia Federal.

Na ocasião, Gentili era tido como adversário do ex-presidente Jair Bolsonaro pelos apoiadores do então candidato, como Nigri. O pedido de investigação contra ele veio em um contexto pré-eleições, em março de 2022. O advogado do humorista afirmou que a relação entre os dois é "promíscua" e que a troca de mensagens "viola a noção mais elementar de República".

Além do pedido contra Gentili, a Polícia Federal descobriu que o empresário acionou Aras ao saber que poderia ser alvo de uma investigação por disseminação de mensagens de teor golpista. A defesa de Nigri nega qualquer tentativa de interferência, segundo apurou o colunista do UOL Aguirre Talento.

Como tudo começou

Em 14 de março de 2022, o empresário Meyer Nigri, dono da construtora Tecnisa, enviou mensagem a Augusto Aras para reclamar do filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" (2017), de Danilo Gentili, associado-o a pedofilia. A informação foi revelada na reportagem do colunista do UOL Aguirre Talento.

"Chocante. A competência é do primeiro grau. Provavelmente em São Paulo. Vou encaminhar para lá!", respondeu Aras, no mesmo dia.

O pedido de investigação contra Gentili ocorreu no contexto das eleições, em 2022, mesmo o filme tendo sido lançado anos antes, em 2017. Na ocasião, Gentili era tido como adversário político pelos bolsonaristas.

Quando lançado, o longa-metragem já havia sido alvo de polêmica por uma cena de cunho sexual que envolve o ator Fábio Porchat. Ele interpreta Cristiano, um homem com desvios sexuais e dono do caderno que o ex-colega (papel de Danilo Gentili) roubou na escola para escrever o guia de "pior aluno", encontrado pelos protagonistas Pedro (Daniel Pimentel) e Bernardo (Bruno Munhoz).

No mesmo mês, o Ministério da Justiça e Segurança Pública chegou determinar a suspensão da disponibilização, exibição e oferta do longa. Também determinou ainda mudança da classificação indicativa do filme de 14 para 18 anos.

Continua após a publicidade

O MPF em São Paulo chegou a instaurar uma "notícia de fato" — procedimento anterior ao inquérito - para apurar a existência de indícios de crimes. No entanto, ele foi arquivado ainda em 2022 por constatar ausência de crime.

Na cena em que ocorreu o suposto crime, não há registro de sexo explícito ou imagens pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes. Trecho da decisão publicada no Diário Oficial do MPF em 20 de setembro de 2022.

O Ministério Público de São Paulo informou ao UOL que um procedimento contra Gentili por causa do filme foi aberto em 2017, no ano do lançamento, e também foi arquivado. Já o MPF em São Paulo informou que nenhum procedimento foi aberto a pedido de Aras ou da PGR.

Meyer Nigri fazia parte de um grupo de WhatsApp de empresários bolsonaristas. Além dele, Luciano Hang, dono das Lojas Havan e bolsonarista entusiasmado, é investigado pela PF.

O que disse Gentili?

Em março de 2022, no mesmo mês das mensagens de Nigri e Aras, Gentili se defendeu das acusações de pedofilia no seu perfil no Twitter.

Continua após a publicidade

O maior orgulho que tenho na minha carreira é que consegui desagradar com a mesma intensidade tanto petista quanto bolsonarista. Os chiliques, o falso moralismo e o patrulhamento vieram fortes contra mim dos dois lados. Nenhum comediante desagradou tanto quanto eu. Sigo rindo.
Danilo Gentili

Em entrevista a Splash no mesmo mês, Gentili voltou a comentar o caso. O humorista disse que o propósito do filme era "retratar o vilão como hipócrita e pedófilo."

A frase que resume tanto o livro quanto o filme é: 'questione antes de obedecer'. O vilão do filme que comete esse ato abjeto é uma sátira aos que posam de moralistas e politicamente corretos em público, mas que escondido fazem essas coisas horríveis. O recado da cena é que não importa a sua idade, você deve sempre questionar antes de obedecer uma ordem.
Danilo Gentili

No início deste ano, Gentili acusou o ex-presidente de tentar acabar com a sua carreira. "Foi mais um ano sofrendo pressão de mais um governo tentando desgastar a minha imagem e tentando fazer eu perder a minha carreira. Porém, hoje, mais uma vez, eu assisti muitas das pessoas que pediram a minha cabeça perdendo as delas. E continuo aqui, firme e forte."

Após a revelação do pedido de Meyer Nigri a Augusto Aras, o advogado de Gentili, Maurício Bunazar, classificou que as trocas de mensagens "viola a noção mais elementar de República".

Continua após a publicidade

Espero uma manifestação do senhor procurador-geral da República para que ele confirme a veracidade ou não das trocas de mensagens. Se forem verdadeiras, estaremos diante de um escândalo, porque [o episódio] viola a noção mais elementar de República. Se a troca de mensagens for verdadeira, trata-se de uma relação promíscua entre um empresário e uma alta autoridade da República, voltada diretamente à perseguição de um cidadão.
Maurício Bunazar

Deixe seu comentário

Só para assinantes