Topo

'Fale Comigo': Como overdose de vizinho inspirou novo terror com espíritos?

"Fale Comigo" chega aos cinemas brasileiros em 17 de agosto - Divulgação/ Diamond
'Fale Comigo' chega aos cinemas brasileiros em 17 de agosto Imagem: Divulgação/ Diamond

De Splash, em São Paulo

01/08/2023 04h00

"Fale Comigo" é uma das maiores promessas do terror em 2023. Com alta aprovação da crítica e do público por enquanto, o longa acompanha a história de Mia (Sophie Wilde), uma jovem australiana que se envolve em uma brincadeira com os amigos e acaba se comunicando com os mortos. A relação entre os dois mundos sai do controle e consequências mortais começam a acontecer.

A produção é dirigida pelos irmãos Danny e Michael Philippou, youtubers australianos donos do canal RackaRacka. Nos Estados Unidos, o filme está sendo distribuído pela notória A24 (responsável pelo vencedor do Oscar "Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo"), e no Brasil chegará aos cinemas no dia 17 de agosto, pela Diamond Films.

Logo no início, o espectador é apresentado a um grupo de jovens que, sem saber direto com o que está mexendo, usa uma mão misteriosa para se comunicar com o mundo dos mortos. Para isso, os participantes da sessão precisam segurar o artefato e pedir ao espírito: "Fale comigo". A partir daí, a pessoa é possuída, fala frases desconexas e começa a se debater e fazer movimentos estranhos. Tudo isso filmado pelos amigos presentes.

A Splash, o diretor e roteirista Danny Philippou falou sobre a inspiração para criar a história envolvendo fantasmas. Ele explica não haver relação religiosa, mas sim uma experiência traumática que viveu.

'Fale Comigo' foi inspirado em overdose do vizinho do criador  - Divulgação/ Diamond Films - Divulgação/ Diamond Films
'Fale Comigo' foi inspirado em overdose do vizinho do criador
Imagem: Divulgação/ Diamond Films

Philippou presenciou um vizinho do qual era bem próximo usar drogas pela primeira vez. O diretor não exemplificou qual era a substância, mas contou que o garoto teve uma overdose e começou a convulsionar.

Todos os amigos com quem ele estava o filmavam e riam da sua cara. Ninguém o ajudava. Aquela imagem do menino convulsionando no chão, enquanto todos estavam rindo, realmente ficou comigo e se tornou uma grande inspiração para o filme.

Danny Philippou disse não saber de lendas australianas envolvendo espíritos ou contato com os mortos. "Somos mais sem graça na Austrália", brincou.

Ao ser questionado sobre o estado de saúde do vizinho após a overdose, o diretor deu uma boa notícia. "Ele ficou bem. Foi encaminhado ao hospital e tiraram as drogas de seu sistema."

"Fale Comigo" chega aos cinemas no dia 17 de agosto.