Topo

'Vai acordar': Rose reforça defesa do filho contra ataques na busca por paz

De Splash, em São Paulo

21/07/2023 12h00

Rose Miriam, 59, ainda não sabe se conseguirá obter vitória na Justiça com o pedido de reconhecimento de união estável com Gugu Liberato, que morreu em 2019, mas tem agido nas redes sociais para tentar se reaproximar do filho João Augusto Liberato, 21.

O primogênito da médica com o apresentador é contra a inclusão da mãe no testamento deixado pelo pai. Desde 2020, o jovem defende na Justiça que o desejo de Gugu em dividir 75% dos bens entre ele e as irmãs gêmeas Sofia e Marina, além da distribuição dos outros 25% a 5 sobrinhos, seja respeitada.

Do outro lado, as irmãs gêmeas Marina e Sofia pediram emancipação aos 17 anos para defenderem nos tribunais que Rose Miriam vivia um relacionamento estável com o apresentador e merece, sim, parte da herança.

Rose e João nunca manifestaram publicamente problemas na relação, mas a ausência do jovem, por exemplo, em celebração de aniversário da mãe gera boatos de racha no convivio.

Como Rose tem se reaproximado de João?

Meses após a morte de Gugu Liberato, em novembro de 2019, Rose Miriam abriu conta no Instagram para mostrar a sua vida em virtude do interesse do público causado pelo processo de divisão de bens.

Ela exibe ida a eventos sociais, fotos ao lado de Gugu Liberato como casal, registros dos filhos nos momentos atuais e quando crianças — e há pouco tempo tem intensificado as mensagens em tom de carinho para o filho João Augusto.

No início do mês de julho, a médica postou uma foto do jovem sentando diante do logo do SBT — local onde Gugu Liberato fez sucesso como apresentador — e desejou sucesso na busca do filho em seguir os passos do pai.

"Mamãe ficou muito feliz e emocionada por saber que você caminhou pelo mesmo caminho que o papai, tão alegremente caminhou em direção ao palco onde sempre foi recebido com amor e carinho por todos", começou.

Filho, o papai nasceu profissionalmente e deu os seus primeiros passos nessa grande e respeitada SBT, idealizada e criada pelo grande homem Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, amado e respeitado pelo nosso lindo Brasil. Que Deus te abençoe, João, iluminando os seus caminhos. Saiba que além de um exímio administrador de empresa, que aliás está estudando para isso, que seja um grande apresentador de televisão, tão grande como o papai, o nosso eterno Gugu Liberato.
Rose Miriam

Em junho, dias após o STJ validar o testamento deixado por Gugu, Rose Miriam não gostou de ver os seguidores xingarem João Augusto de "egoista" e "ingrato" e o defendeu dizendo que sabe que um dia o verá a par da verdade sobre a sua relação com o apresentador.

"Meu coração de mãe sente que o João está preso em uma grande teia de aranha e que mesmo que quisesse, não conseguiria sair por si só. Ele sempre foi uma pessoa incrível, é e sempre será! Ele se quer pode imaginar o imenso e infinito amor que sinto por ele. Dou a vida pelos meus três filhos", iniciou.

Rose Miriam rebate comentário de seguidora sobre seu filho, João Augusto - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rose Miriam rebate comentário de seguidora sobre seu filho, João Augusto
Imagem: Reprodução/Instagram

Parece mentira, mas ele voltou a morar em casa, e todos os dias eu digo: 'Eu te amo, filho!'. E ele sempre responde: 'Eu também te amo'. Então, isso me dá a maior alegria do mundo. Sei que um dia ele vai acordar para a realidade. Deus é o justo juiz. Obrigada. Abraço.
Rose Miriam

Um dia antes do STJ suspender o processo, dando voz a Thiago Salvático, a médica publicou uma imagem de João Augusto criança e deixou uma mensagem de carinho dizendo "amá-lo independente de qualquer situação".

"Conheço meu filho desde o primeiro dia dele no meu ventre, e sei o que vai nas profundezas do seu coração. O João é um rapaz sensível e muito carinhoso, e cheio de amor ao próximo. Grandes dias virão para ele. Eu amo meu filho independentemente de qualquer situação", disse.

Relação familiar

Em entrevistas aos programas Fantástico (Globo) e Domingo Espetacular, João Augusto Liberato, Sofia e Marina dizem viver em paz mesmo com a batalha judicial sobre a herança do pai.

"A gente coloca isso de lado. Não é um problema pra gente [a discordância judicial], não afeta nossa relação, a gente não deixa. A relação de irmãos é mais importante", disse Sofia Liberato, ao Fantástico, ao lado da irmã Marina, que completou:

A gente estava em Orlando há um mês, e a gente conversou como uma família normal, entre irmãos, normal, dando abraço. As pessoas acham que a gente não dá essas coisas. Marina Liberato

Ao Domingo Espetacular, João Augusto acrescentou que o diálogo com as irmãs é recheado de boas lembranças de momentos ao lado pai. "A gente conversa, lembra das memórias juntos que a gente passava com o meu pai", confidenciou ele.

Qual é disputa na família de Gugu?

Gugu morreu em novembro de 2019 e, desde então, sua família disputa a herança, avaliada em R$ 1 bilhão.

O apresentador escreveu um testamento em 2011 deixando 75% do seu patrimônio para os três filhos e os 25% restantes para os cinco sobrinhos.

Excluída da divisão, Rose Miriam argumenta que tinha uma união estável com Gugu. Ela nunca se casou com o apresentador e terá direito a uma parte da herança caso a ligação seja reconhecida pela Justiça. O processo dividiu os filhos do casal.

As gêmeas Marina e Sofia Liberato, 19, foram emancipadas aos 17 anos e passaram a apoiar a mãe na batalha judicial. Em vídeo vazado em 2021, as filhas de Gugu dizem que a tia mentia para elas e reclamam da forma como Aparecida as tratava após a morte do apresentador.

João Augusto Liberato afirmou que a mãe está manipulando suas irmãs e defende que a tia seja mantida como administradora da herança: "Assim era a vontade de meu pai e acredito que todos deveriam respeitá-la, porque se amanhã herdarmos algo, será fruto exclusivo de seu trabalho", disse ele, em texto encaminhado ao jornalista Lauro Jardim.

Além de Rose, o chef de cozinha Thiago Salvático, 35 também pediu o reconhecimento de uma união estável com Gugu. Ele diz que teve um relacionamento de nove anos com o apresentador. O pedido foi feito em maio de 2020 e, no mês seguinte, ele anunciou que havia desistido da briga pela herança. Em junho deste ano, a Justiça atendeu ao pedido e Thiago Salvático disse que provará por questão de honra.