Topo

Luciana Vendramini: capa da Playboy provocou reações de ex-paquitas e Xuxa

Luciana Vendramini foi capa da revista Playboy em 1987 - Reprodução/Instagram/Playboy
Luciana Vendramini foi capa da revista Playboy em 1987 Imagem: Reprodução/Instagram/Playboy

De Splash, em São Paulo

03/07/2023 12h00

O ensaio de Luciana Vendramini, 52, para revista Playboy, em 1987, ficou marcado por polêmicas. À época, menor de idade, a atriz foi capa da publicação usando roupa de paquita da Xuxa. O trabalho, porém, foi criticado por ex-paquitas e teria desagradado a eterna rainha dos baixinhos. Ela posou novamente em 2013.

A famosa estampou a edição de número 149. Chamada de "Xuxete Xenxaxional", a artista foi clicada usando a parte de cima do uniforme de assistente da apresentadora infantil, com biquíni amarelo e botas brancas.

A atriz garante que recebeu o apoio dos pais. "Minha família sempre lidou bem com a nudez. Na minha infância, tive informação, mas, claro, não era um papo para a mesa de jantar. Tive muita amiga que não sabia de nada por falta desse diálogo em casa. Acredito que religião, sexo e trabalho precisam ser falados de uma maneira muito clara", afirmou a estrela, em entrevista à Quem, em 2014.

Foi paquita ou não?

A artista fez teste para integrar o elenco de assistentes da apresentadora, no início daquele ano, mas perdeu a vaga para Ana Paula Guimarães. "Ela fez teste, mas não passou. A Luciana nunca foi paquita", informou a assessoria de Xuxa, ao extinto site EGO, em 2014.

Luciana, porém, desmentiu a informação. "O que dizer de uma pessoa que passou anos desmentindo a Adriane Galisteu dizendo que ela nunca namorou o Senna? Só lamento essa postura e perseguição. Ter sido paquita nunca foi motivo de orgulho para mim. Muito pelo contrário, é motivo de vergonha."

Em 2018, em conversa com o UOL, ela voltou a falar sobre o assunto. "Isso não me pertence mais. Com tantas coisas novas e interessantes acontecendo na minha vida, as pessoas ainda estão nessa coisa saudosista? Ser vista ou lembrada como paquita não tem mais nada a ver."

Reações e críticas

Luciana Vendramini - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luciana Vendramini esbanja sensualidade em publicações nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

O ensaio foi criticado por ex-paquitas e teria desagradado Xuxa. Em 2020, Andrea Sorvetão e Louise Wischermann contaram que elas ficaram irritadas com a capa da Playboy protagonizada por Vendramini.

"Ela fez teste para paquita, chegou a fazer um show com a gente para ser testada também. Nós ficamos muito irritadas com essa história. Não sei se era um sonho que ela não realizou, mas ela poderia ter feito sem o uniforme", disse Andrea Sorvetão, durante uma live no Instagram.

Louise Wischermann afirmou que o ensaio provocou dor de cabeça. "Quando a revista saiu, muitos parentes meus que moravam em Pernambuco, sendo a terra da minha mãe, ligaram para me criticar, que eu não precisava ter posado nua. Eles estavam achando que era eu na capa. Foi uma confusão".

Já Andrea Veiga contou que Xuxa teria desaprovado o trabalho. "Quem saiu vestida de paquita na capa foi a paquita que nunca foi paquita, a Luciana Vendramini. Ela fez teste, mas nunca chegou a ser paquita [...] A Xuxa não gostou nem um pouco. Foi uma armação que fizeram", disse, em entrevista ao podcast Papagaio Falante.