Topo

'Dor grande': por que Renascer deixou Adriana Esteves depressiva?

Adriana Esteves gravou a novela Renascer em 1993 - João Cotta/TV Globo
Adriana Esteves gravou a novela Renascer em 1993 Imagem: João Cotta/TV Globo

De Splash, no Rio

28/06/2023 04h00

A novela "Renascer" (1993) vai ganhar um remake em breve na Globo. Apesar do sucesso na década de 1990, a trama deixou Adriana Esteves traumatizada e depressiva.

A atriz recebeu muitas críticas por seu desempenho como Mariana, mulher "fogosa" que se dividia entre João Pedro (Marcos Palmeira) e o fazendeiro Zé Inocêncio (Antonio Fagundes). A mocinha tinha um caráter dúbio e causou estranheza à audiência. Após a trama, ela ficou afastada da TV por dois anos para tratar a doença.

Adriana já revelou que entendeu as críticas "como um massacre". "Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão", revelou ela em entrevista para a revista Veja.

O início da depressão

"Eu havia me separado, comecei a fazer uma novela atrás da outra, com personagens grandes, ganhei exposição e tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda. E aí veio a depressão. Passei pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo", disse ela, em 2016, à revista Marie Claire.

Adriana contou que a dor da depressão foi tão grande que parecia que ela ia morrer e teve a chance de não morrer. "A sensação que ficou é de ter ressuscitado. Fiquei muito tempo sem falar sobre isso, hoje não me incomodo. Na época, quando sabia que uma pessoa tinha passado pela depressão, só queria falar desse assunto, queria saber como ela tinha se recuperado. Hoje, se for para ajudar, conto quantas vezes for necessário."

Foram os anos mais difíceis da minha vida. Sempre fico com medo quando chega um convite. Mas aí me cerco de conhecimento: vou estudar, ler, pesquisar. Aos poucos, ganho coragem e me jogo de vez.
Adriana Esteves em entrevista à revista Marie Claire, em 2016

A depressão fez Adriana desistir de protagonizar a novela "Quatro por Quatro", em 1994. Ela chegou a gravar várias cenas como Babalu, mas abandonou a novela e foi substituída por Letícia Spiller antes da estreia. Ela só voltou às novelas em 1996, quando estreou "Razão de Viver", no SBT. Ela deu vida à estilista de moda Zilda, par romântico com André (Marco Ricca).

Retorno para Globo em 1997. Desde então, colecionou papéis memoráveis em novelas como "O Cravo e a Rosa" (2000) e "Avenida Brasil" (2012), além de séries como "Toma Lá, Dá Cá" (2007), "Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor" (2010) e "Os Outros", atual sucesso do Globoplay.

Críticas superadas

Hoje, Adriana consegue olhar para trás e tirar aprendizados que aconteceu. Além disso, elogia a trama de Benedito Ruy Barbosa, onde pode contracenar com Antonio Fagundes e Marcos Palmeira.

"Renascer foi uma novela linda, num ambiente baiano. Passamos muito tempo gravando e morando em Ilhéus. A novela tinha elenco e equipe de muitos craques. Uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim. Diferentemente de todos os trabalhos urbanos que já haviam me dado", disse ela, em 2021, na divulgação da estreia da trama no catálogo do Globoplay.

Foi nos bastidores de "Renascer" que Adriana Esteves conheceu o ator Marco Ricca. Eles foram casados por dez anos e tiveram um filho, o também ator Felipe Ricca, hoje com 23 anos.