Topo

Quartos separados, livros, teatro: o casamento de Rosamaria e Mauro aos 90

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça são casados desde 1959 - Reprodução/Instagram
Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça são casados desde 1959 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

08/05/2023 04h00

Rosamaria Murtinho, 90, e Mauro Mendonça, 92, formam um dos casais mais longevos da TV brasileira. São 63 anos de união — contando os oito anos em que ficaram separados. Nem esse período longe foi capaz de esfriar o amor que eles sentem um pelo outro.

Hoje, na faixa dos 90, eles desfrutam de um casamento mais relaxado e sem cobranças, conta Rosamaria em conversa com Splash.

Não há segredo para ter uma união tão longa, mas a atriz dá pistas do que funciona para eles atualmente: quartos separados para manter a individualidade, leituras de livros, idas ao teatro para ver os amigos e, claro, muito companheirismo.

"O que mais a gente faz em casa: é conversar sobre livros. Acabei de ler a biografia de Carmen Miranda, do Rui Castro, e 'Tudo É Rio', da Carla Madeira, uma mineira, nova autora que é uma graça. Cada um tem seu quarto, cada um tem sua individualidade, fica em silêncio lendo um livro, vê TV quando quer."

Os dois se conheceram no teatro no início da carreira e deram o primeiro beijo na coxia do espaço. Casados desde 1959, eles têm três filhos — o diretor Mauro Mendonça Filho, o ator Rodrigo Mendonça e o músico JP Mendonça — e cinco netos.

Dona Rosinha diz que o amor na terceira idade tem mais tranquilidade e menos cobrança — desde que não seja "um velho implicante e chato". Essa falta de cobrança é algo positivo da maturidade e permite que os dois busquem harmonia e alegria dentro do lar.

"Nós ficamos muito casados por 25 anos, durante muito tempo, depois nos separamos por 8. A volta foi muito prazerosa. A gente começa a ver que deixamos de lado as bobagens e besteiras do dia a dia. Não vale a pena se aborrecer por besteiras, principalmente quando tenho um marido ariano e sei o que está pensando. Se ele não gosta de algo, a gente sabe que não tá bom porque o ariano é transparente."

São dois velhos em casa, mas a gente não é velho implicante. Não pegamos no pé das pessoas. Saímos para almoçar. Ele não quer ir muito, mas ir ao teatro adoramos. Vamos ao teatro ver a Lília Cabral.

A peça em questão é "A Lista", estrelada por Lília e sua filha, Giulia Bertolli. Dona Rosinha recebeu o convite enquanto falava com Splash. "Estava ansiosa para ver esse espetáculo", conta.

A veterana também já teve a experiência de trabalhar com os filhos. Em "O Astro" (2011), quando viveu tia Magda, ela trabalhou com os filhos Mauro Mendonça Filho, que dirigia a novela, Rodrigo, que atuava como Ubiracy, e a neta,Anna Luiza Anillo, que dava vida a Kelly. "É uma delícia", lembra a atriz.