Topo

Assédio por suposto papel na Marvel: ex-galã teen revela abuso em Hollywood

Matthew Lawrence fez sucesso durante papéis na adolescência nos EUA - Reprodução/ Pinterest/ YouTube/ Brotherly Love Podcast
Matthew Lawrence fez sucesso durante papéis na adolescência nos EUA Imagem: Reprodução/ Pinterest/ YouTube/ Brotherly Love Podcast

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/04/2023 14h58Atualizada em 01/05/2023 11h26

O ator estadunidense Matthew Lawrence, 43, conhecido por seus papéis adolescentes em "O Mundo É dos Jovens" (1997-2000) como Jack Hunter e "Amor Fraternal" (1995-1997) como Matt Roman, abriu o jogo sobre os bastidores de Hollywood e relatou ter sofrido assédio sexual cometido por um "diretor proeminente" da indústria.

Ele se recusou a ficar pelado na frente de um diretor que, segundo ele, estaria envolvido com projetos da Marvel. A declaração ocorreu em seu podcast Brotherly Love, apresentado ao lado dos irmãos Joey e Andrew Lawrence, que foi ao ar na sexta passada (28).

"Muitas vezes na vida me propuseram um grande papel", começa o relato, antes de falar que o diretor seria um "proeminente vencedor do Oscar". Ele não situa quando teria ocorrido o assédio.

Na sequência, ele diz que foi demitido da agência após recusar as investidas do diretor. "Eu perdi minha agência, porque eu fui para um quarto de hotel e apareceu um diretor proeminente vencedor do Oscar de roupão que me pediu para tirar a roupa."

Sem revelar nomes, tanto do diretor, quanto da agência, ele detalha a proposta que recebeu: "[Ele] disse que precisava de Polaroids e que se eu fizesse X, Y e Z, eu seria o próximo personagem da Marvel. Eu recusei e minha agência me demitiu, porque eu saí do quarto."

A conversa franca com os irmãos prossegue. Matthew ainda cita o caso de Terry Crews, que também já relatou ter sofrido assédio na indústria, mas as pessoas não lhe deram suporte, pois ele "representa a masculinidade": "Eu acho que a sociedade não está preparada para essas situações acontecendo com homens".

1 - Reprodução/ YouTube/ Brotherly Love Podcast - Reprodução/ YouTube/ Brotherly Love Podcast
Irmãos de Matt ficaram ouvindo em silêncio o relato do irmão no início do podcast
Imagem: Reprodução/ YouTube/ Brotherly Love Podcast

No bate-papo inicial — em que os irmãos até fizeram algumas piadas antes do sério relato de Matthew, que ficou em silêncio e olhando o celular — o famoso ex-galã teen ainda fala sobre a importância do movimento #MeToo como "uma coisa muito boa", e que ele próprio já presenciou conversas de produtores falando da forma como algumas atrizes conseguiam seus papéis, por exemplo, após encontros.

"Sabemos que o teste de sofá para elenco realmente existe, todos nós somos um pouco complacentes com isso", diz. Ele fala que provavelmente um terço das mulheres passam por essa situação de assédio, mas aponta que é algo que os homens também sofrem, mas pouco se comenta: "Na minha opinião, poucos caras saíram e falaram sobre isso na indústria".