Topo

Ademara sobre papel em série da Netflix: 'Não podia ser mais diferente'

Nataly Simões

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/03/2023 10h00

Ademara Barros, 26, que ganhou fama por suas esquetes engraçadas nas redes sociais, contou os bastidores da estreia de sua primeira série ficcional. A atriz é a protagonista de Sem Filtro, comédia lançada em fevereiro na Netflix.

A atriz participou do Splash Entrevista, programa comandado por Zeca Camargo.

Na trama, Ademara vive a jovem Marcely, que decide trancar a faculdade para focar na carreira de influenciadora. A história vira uma confusão por causa de sua sinceridade, que atrai fãs e haters.

Apesar de seus mais de 500 mil seguidores no Instagram, outros 370 mil no Tik Tok e 2010 mil no Twitter, Ademara disse ter mais diferenças do que semelhanças com a personagem.

"Foi um processo bem grande de escolha de elenco até os diretores entenderem que eu era atriz adequada para o papel. Eu tinha noção de que era uma jovem relativamente deslumbrada com o universo de influência digital, mas apesar de termos isso em comum, não poderíamos ser mais diferentes", explicou.

Ademara não estava em busca da fama quando seus vídeos sobre situações cotidianas como o flerte, memes e assuntos mais complexos como machismo e xenofobia contra nordestinos começaram a viralizar nas redes.

"Eu sempre fui comunicadora e o lance de produzir conteúdo para internet foi orgânico durante a pandemia. Eu fiz algumas esquetes para divertir meus amigos, que me incentivaram a jogar no Twitter", acrescentou.

Jornalista pode fazer humor?

Pernambucana da cidade de Igarassu, Ademara é formada em jornalismo e usou sua experiência no teatro para deixar a rotina na profissão considerada séria mais fácil.

"Eu usava isso [o humor] na minha vida enquanto jornalista porque a maioria das pautas que eu fazia eram sensíveis. Eu fiz uma série de videorreportagens sobre violência obstétrica, por exemplo. De alguma forma eu tentava usar esse jogo de cintura que o teatro me deu para chegar nas pessoas de forma mais fácil (...) era como se a vida tivesse me preparado para isso", relatou.

Participação no Porta dos Fundos 'validou' trabalho da atriz

Ademara ganhou ainda mais projeção ao participar de vídeos do canal de humor Porta dos Fundos ao lado de nomes como Evelyn Castro e Gregório Duvivier. A atriz destacou a importância de artistas da internet terem oportunidades como essa.

"Foi uma baita validação. Eu sempre fui muito fã de todo mundo que está lá hoje e o primeiro convite foi uma doideira. É muito importante essa postura do Porta em dar oportunidade para novos talentos que surgem na internet", comentou.

A sátira "Sudestino", um dos vídeos mais famosos com participação de Ademara, soma mais de 2,4 milhões de visualizações no YouTube.

"O 'Sudestino' teve uma validação da audiência muito especial. A repórter sudestina foi um dos meus primeiros personagens e muitas pessoas me conheceram por causa dessa abordagem. Eu sempre falava das coisas que me incomodavam e que eu vivi como uma pessoa que morava no Rio de Janeiro e que não era de lá, uma delas era essa diferença cultural", complementou.

Diversidade regional no audiovisual

Ademara reconhece que o mercado do audiovisual tem passado por uma transformação em relação à diversidade regional do país. A atriz revelou ainda que chegou a fazer testes com outros sotaques como o carioca para o seu papel na série da Netflix, mas a direção decidiu valorizar as particularidades do sotaque e vocabulário pernambucanos.

"Eu quero me desafiar mais, ter oportunidade de fazer outras naturalidades e outros gêneros, mas para um primeiro trabalho grande, que vai me apresentar para um mercado de maneira geral, foi bem importante defenderem essa minha narrativa", celebrou.