Topo

Mateus Solano diz que público pressionou Globo por beijo gay em Amor à Vida

Felix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) deram o primeiro beijo em uma novela da Globo em "Amor à Vida" - Reprodução: TV Globo
Felix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) deram o primeiro beijo em uma novela da Globo em "Amor à Vida" Imagem: Reprodução: TV Globo

Colaboração para Splash, em Maceió

25/01/2023 21h54

O ator Mateus Solano, de 41 anos, afirmou que o beijo gay protagonizado por ele e Thiago Fragoso, de 41, na novela Amor à Vida, só ocorreu porque os telespectadores "exigiram e pressionaram" a Globo para que a cena fosse ao ar na trama escrita por Walcyr Carrasco.

No folhetim, exibido em 2013, Solano interpretou o vilão Félix, um homem gay que se apaixona e se relaciona com Niko, que ele chama de Carneirinho, interpretado por Fragoso.

No último capítulo da novela, os personagens dão o primeiro beijo entre dois homens em uma dramaturgia da Globo, que só aconteceu graças ao carinho do público com os dois, segundo o ator.

"O Félix foi um caso de amor com o público. O beijo gay aconteceu por exigência do Brasil", afirmou o artista durante participação no "Flow Podcast".

"[Amor à Vida] foi uma novela que em determinado momento a paixão pelo personagem e depois pelo casal Félix e Carneirinho, que até o cara mais machão falou: 'pô, não vai beijar aquele cara não?' Entendeu? O Brasil inteiro estava esperando e exigindo. Então foi uma pressão. O público pressionou a empresa que estava produzindo a novela a ponto de a empresa ir para a frente, evoluir. Ótimo. A gente precisa de mais coisas dessas."

Conforme Mateus Solano, toda empresa, e não apenas a Globo, "só vai querer aquilo que dê retorno para ela". Por isso, quando a emissora percebeu a expectativa dos telespectadores pelo beijo entre Félix e Niko, ela deu aval para que a cena fosse ao ar.

Solano lembrou que já havia gravado um beijo gay para a série "Um Só Coração", exibida pela Globo em 2004, mas que a emissora vetou. O mesmo aconteceu com Bruno Gagliasso na novela América, em 2005.