Topo

Ator da Marvel é cobrado após família fazer fortuna com escravidão

Benedict Cumberbatch em cena de "Doutor Estranho 2" - Reprodução/YouTube
Benedict Cumberbatch em cena de "Doutor Estranho 2" Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para Splash, em Maceió

07/01/2023 18h13

O ator Benedict Cumberbatch, 46, intérprete do personagem Doutor Estranho no Universo Cinematográfico Marvel, está sendo cobrado pelo fato de seus antepassados terem feito fortuna com escravos em uma fazenda de Barbados.

Cumberbatch e seus familiares são alvo da Força Tarefa Nacional de Barbados sobre Reparações e parte da Comissão de Reparações da Caricom, que visa indenização pela escravidão praticada pelos ingleses durante o período de colonização, que ficou marcado pela força de trabalho escrava em todo o continente americano.

"Todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que se beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indenizações, incluindo a família Cumberbatch", disse o secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, David Denny.

Abraham Cumberbatch, sétimo bisavô do ator da Marvel, adquiriu uma fazenda com plantação de cana-de-açúcar em Saint Andrew no ano de 1728, e fez uso dos serviços de cerca de 250 escravos até a abolição da escravidão em Barbados, em 1834.

Na ocasião, a família Cumberbatch foi indenizada em cerca de R$ 22 milhões, em valores atuais, pela perda de "propriedade humana".

Barbados foi considerada colônia da coroa Britânica até 2021, quando virou uma república. Até o momento, o Reino Unido não se manifestou sobre a necessidade de indenizar o país americano.

"Pedido de desculpas". Benedict Cumberbatch já falou sobre o passado escravagista de seus familiares.

Quando interpretou William Pitt no filme "Jornada Pela Liberdade" (2006), sobre o período escravocrata da Grã-Bretanha, Benedict disse ver o personagem como um "tipo de pedido de desculpas" por seus antepassados.

O ator também relatou que já foi orientado por sua mãe, Wanda Ventham, a não usar o sobrenome Cumberbatch no meio artístico justamente para não ser cobrado por esse fato histórico.

  • Benedict ganhou fama ao interpretar Doutor Estranho nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel.
  • Ele também deu vida a Sherlock Holmes na série "Sherlock", da BBC.
  • Cumberbatch já foi indicado ao Oscar de melhor ator duas vezes: em 2015 por interpretar Alan Turing, em O Jogo da Imitação, e em 2022 por Ataques dos Cães, da Netflix.
  • Ele também já foi premiado com o Emmy por "Sherlock".