Topo

Pabllo Vittar, Chico César: quais artistas vão cantar na posse de Lula?

Pabllo Vittar, Zé Duncan, Chico César, Odair José e outros famosos se apresentarão na posse de Lula - Divulgação
Pabllo Vittar, Zé Duncan, Chico César, Odair José e outros famosos se apresentarão na posse de Lula Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

31/12/2022 04h00

1º de janeiro de 2023 marca a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao posto de presidente da República do Brasil. E claro que seu retorno ao Palácio do Planalto pela terceira vez — ele foi eleito também em 2002 e 2006 — terá cerimônia e festa especial.

Durante sua campanha ao pleito, ele contou com apoio de famosos para vencer a disputa contra o candidato Jair Bolsonaro (PL) e ouviu promessas de apresentações em sua posse como comemoração. A maioria deles, inclusive, estará em Brasília para celebrar o novo governo.

Quais artistas vão se apresentar na posse? Aíla, Alessandra Leão, Aline Calixto, Almério, BaianaSystem, Chico César, Clovis, Daniel Ganjaman, Delacruz, Drika Barbosa, Doralyce, Duda Beat, Ellen Oléria, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Fioti, Flor Gil, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Gog, Itamar Assiere, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas, Lirinha, Luê, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Mn Mc, Marcelo Jeneci, Margareth Menezes, Maria Rita, Marissol Mwab, Martinho da Vila, MC Marks, MC Rahell, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paula Lima, Paulo Miklos, Paulo Vieira, Rael, Rappin Hood, Renegado, Rogéria Holtz, Romero Ferro, Salgadinho, Sarah Renata, Teresa Cristina, Thalma de Freitas, Titi Müller, Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda, Zé Ibarra e Zélia Duncan.

Segundo o Gabinete de Transição, esses artistas não vão receber cachê para participar da posse. Eles se revezarão em dois palcos batizados com os nomes das cantoras Elza Soares e Gal Costa.

É uma homenagem às cantoras, que morreram em janeiro e em novembro deste ano, respectivamente.

Quem vai pagar a festa da posse? O Partido dos Trabalhadores organizou uma vaquinha para bancar a festa da posse de Lula. Os valores em pagamento variam de R$ 13 a R$ 1.064.

A justificativa do partido para a vaquinha é que o dinheiro será usado para "ajudar no transporte e logística do grande público, no alojamento e acolhimento, na montagem da estrutura dos shows e atrações do festival do futuro, no reforço da segurança, nas exibições culturais e muito mais".

Responsável pela organização da festa de posse: mulher de Lula, Rosângela da Silva, ou mais conhecida como Janja, organiza a festa ao lado do embaixador Fernando Luis Lemos Igreja e Márcio Tavares, do setorial de Cultura do PT.

Horário da festa de posse: de acordo com Janja, serão dois palcos lado a lado perto da praça dos Três Poderes, em Brasília. As apresentações começam às 18h30 do dia 1º de janeiro — depois da cerimônia solene de posse.

"A ideia é a gente fazer o dia inteiro de atividades. Pela manhã, já teremos muitas pessoas na Esplanada. A ideia é fazer desde o início da manhã algumas atividades culturais, com o pessoal aqui de Brasília, da região das cidades satélites. Uma atividade mais lúdica durante a manhã", afirmou ela.

Expectativa de público: a expectativa de público para o dia da posse de Lula em Brasília, segundo a futura primeira-dama, é de 300 mil pessoas.