Topo

Helena Xavier, de 'Escrava Isaura' e 'Mutantes', morre aos 92 anos

A atriz Helena Xavier morreu hoje aos 92 anos - Reprodução
A atriz Helena Xavier morreu hoje aos 92 anos Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

05/12/2022 18h24

Helena Xavier, atriz e professora de teatro, morreu hoje aos 92 anos. A informação foi confirmada pelo filho da artista, o escritor Tiago Santiago, nas redes sociais. Segundo ele, Helena morreu de causas naturais, em casa.

Na publicação, Tiago destacou os feitos da mãe na dramaturgia e se despediu.

"Excelente mãe e avó, querida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, está agora de volta ao lar da Criação, no seio do Criador. Amor eterno, mãe! Por onde você foi, um dia eu vou também!", escreveu.

Ele recebeu o apoio de famosos como Tatá Werneck, Walcyr Carrasco, Marcos Pitombo, Mel Lisboa, Bruno de Luca e Elizabeth Savala.

Helena interpretou Simone nas novelas "Caminhos do Coração", "Os Mutantes" e "Promessas de Amor", todas da RecordTV. Ela também interpretou Eugênia na versão de 2004 de "A Escrava Isaura". Na TV Globo, atuou na série "Caso Especial".

Na década de 50, participou de atrações como" Teatro Trol", "Grande Teatro Tupi" e "Câmera Um". Ela também encenou diversos espetáculos no teatro e foi vencedora do prêmio Padre Ventura por sua atuação na peça "Calúnia", da companhia Tônia-Celi-Autran.

Helena deixa três filhos: Tiago, o advogado Gerardo, o professor Basílio Santiago, e um neto, João Lucas.