Topo

Boris Casoy se diz surpreso com demissão pela CNN: 'Não sei'

Boris Casoy - Izabelle Andrade/Divulgação
Boris Casoy Imagem: Izabelle Andrade/Divulgação
Lívia Venaglia e Sidney Gonçalves

De Splash, em São Paulo

01/12/2022 19h07

Um dos profissionais mais experientes do telejornalismo brasileiro, Boris Casoy afirmou a Splash que foi informado de que deixa a programação da CNN Brasil a partir de hoje, com a suspensão do quadro "Liberdade de Opinião", do qual fazia parte nas manhãs da emissora.

O jornalista recebeu a orientação de que aguardasse em casa ao término do seu contrato, que vence em janeiro e será honrado pela CNN. Uma fonte do canal de notícias confirmou que Boris está na lista dos profissionais dispensados pela empresa hoje e não será aproveitado no período restante de contrato.

A Splash, Boris Casoy se disse surpreso com a saída do canal. "Não sei [sobre a demissão]. Pode ser que tenham me demitido mesmo, estou sem função", afirma. "Fui informado de que ficarei em casa sem trabalhar neste mês de dezembro e que meu contrato, que vence em janeiro, será honrado por eles", prossegue.

Boris Casoy ressalta que, se for chamado a exercer alguma função na CNN durante as semanas restantes de vínculo, estará à disposição. "Vou aguardar, caso eles queiram me aproveitar na nova programação que virá", diz. A CNN Brasil, em contato com a reportagem de Splash, afirma que Casoy não foi demitido e que o contrato segue vigente.

Fim do 'Liberdade de Opinião'

O quadro "Liberdade de Opinião" havia sido criado pela CNN para opor comentaristas de posicionamentos políticos distintos. Boris Casoy foi contratado em dezembro de 2021 para substituir Alexandre Garcia no programa, exibido dentro do jornal "CNN Novo Dia", ocupando o espaço reservado a um comentarista de perfil mais à direita do espectro político.

Outro comentarista fixo do "Liberdade de Opinião", o jornalista Fernando Molica também foi demitido pela CNN. O profissional ficava na sucursal do Rio de Janeiro, que teve as atividades encerradas hoje pelo canal de notícias, como parte da reestruturação anunciada a fim de reduzir custos.

Na lista de profissionais dispensados pela CNN, estão nomes como os apresentadores Monalisa Perrone, Sidney Rezende, Marcela Rahal e Gloria Vanique, além de repórteres, profissionais da produção, da equipe técnica e das demais áreas da emissora.