Topo

'Brasil vai derramar sangue'? Conheça a profecia citada por Cássia Kis

Cássia Kis citou profecia de Nossa Senhora em entrevista, mas, a original não fala do Brasil - Divulgação/TV Globo
Cássia Kis citou profecia de Nossa Senhora em entrevista, mas, a original não fala do Brasil Imagem: Divulgação/TV Globo

De Splash, em São Paulo

06/10/2022 04h00Atualizada em 13/10/2022 11h45

Em uma das aparições de Nossa Senhora, na cidade de Pesqueira, em Pernambuco, a visão teria aparecido para as brasileiras Maria da Conceição e Maria da Luz, em 1936, com sangue cobrindo suas mãos. Quando questionada sobre isso, a santa teria dito: "Representa o sangue que será derramado no Brasil", caso não houvesse devoção à fé católica.

Essa é parte da profecia citada pela atriz Cássia Kis em conversa com jornalistas no lançamento da novela "Travessia". No evento de terça (4), Kis afirmou que "Existe uma profecia de Nossa Senhora de que o Brasil vai derramar sangue".

No mesmo momento, a atriz pronunciou seu apoio ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL). O que a profecia da santa e as eleições de 2022 tem a ver? Provavelmente, a próxima resposta de Nossa Senhora, que, de acordo com o livro "O Fim do Mundo Está Próximo" do Padre Júlio Maria, teria dito que o comunismo "penetraria" todo o Brasil.

Mesmo que o candidato petista Lula não se alinhe aos ideais comunistas, a acusação de que ele seria comunista ou de que implementaria esse tipo de governo caso ganhasse as eleições tem sido amplamente usada por bolsonaristas. Essa posição pode ter levado a atriz a citar essa profecia específica da santa.

De onde vem essa profecia?

Em 1936, a santa Nossa Senhora teria aparecido às meninas Maria da Luz e Maria da Conceição, no Sítio da Guarda, situado no distrito de Cimbres. As adolescentes de 13 e 16 anos, respectivamente, teriam visto a aparição 40 vezes e, nesses encontros, a santa teria feito avisos sobre o futuro do Brasil.

Apresentando-se como "a graça", quando perguntada quem era, Nossa Senhora, de acordo com os relatos, conversava somente com as duas meninas - tanto que, quando levaram seus pais para ver a santa, eles não conseguiram. Mas, as aparições que importam para a profecia citada por Cássia Kis, são as documentadas pelo Padre José Kehrle - que foi mandado pela Igreja Católica para investigar as aparições.

"Ele [Kehrle] foi muito inteligente. As meninas não eram alfabetizadas e, para ter certeza de que elas realmente estavam vendo a santa, fazia perguntas para que elas as repassassem para a santidade, em alemão e latim, e as meninas respondiam em português. Ou seja, a santa mediava a conversa", explicou Dom Rafael Maria Francisco, autor do livro "Eu Sou a Graça", ao Diário de Pernambuco.

Entre essas perguntas, o padre queria saber o porquê a aparição estava lá, à qual Nossa Senhora teria respondido: "Para avisar ao povo que três grandes castigos cairão sobre o Brasil". A santa nunca explicou quais os castigos, mas, alegadamente, avisou que o Brasil passaria por uma ditadura comunista - que perseguiria membros da Igreja.

Confira abaixo as perguntas do padre e respostas da santa, na íntegra.

Kehrle: Que é necessário fazer para desviar os castigos?

Nossa Senhora: Penitência e oração;

Kehrle: Qual a invocação desta aparição?

Nossa Senhora: Das Graças;

Kehrle: Que significa o sangue que corre das vossas mãos?

Nossa Senhora: O sangue que inundará o Brasil;

Kehrle: Os padres e os bispos sofrerão muito?

Nossa Senhora: Sim.

Nossa Senhora de Fátima

Em sua fala, a atriz Cássia Kis não esclareceu sobre qual das profecias e aparições de Nossa Senhora ela estava falando, logo, Splash também explica sobre os segredos de Nossa Senhora de Fátima, que podem ter inspirado declaração de Kis.

"Virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja", teria revelado Nossa Senhora de Fátima a três crianças portuguesas em 1917.

Enquanto as visões de Nossa Senhora para Lúcia dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, os "três pastorinhos de Fátima", falam sobre o inferno e grande violência, elas não falam do Brasil e focam somente na Rússia e são, diversas vezes, interpretadas como uma profecia para a União Soviética.

É possível que a atriz da Globo esteja se referindo à possível vitória do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem sido acusado por bolsonaristas de ser comunista e de perseguir cristãos e fechar igrejas durante toda sua campanha - mesmo que não haja nada que indique qualquer animosidade entre o petista e o povo cristão, além de ele não se alinhar à filosofia comunista.

De onde vem essa profecia?

Lúcia Santos, Jacinta and Francisco Marto, os "pastorinhos de Fátima", em outubro de 1917 - Wikimedia Commons / Joshua Benoliel - Wikimedia Commons / Joshua Benoliel
Lúcia Santos, Jacinta and Francisco Marto, os "pastorinhos de Fátima", em outubro de 1917
Imagem: Wikimedia Commons / Joshua Benoliel

Essa profecia, os segredos de Fátima, como são chamados na fé católica, foram transmitidos aos "pastorinhos" ao longo de seis meses em 1917, durante os quais alegadamente se encontraram com a santa na cidade portuguesa de Fátima.

As três crianças viram Nossa Senhora, aparição de Maria, mãe de Jesus, para os católicos, e essa os contou que a Primeira Guerra Mundial, que estava acontecendo naquele momento, iria acabar logo (acabou um ano depois), mas, caso o mundo não se convertesse, haveria novas guerras.

Em primeiro momento, as crianças foram impedidas de revelarem os segredos que a santa transmitiu. Negação que, segundo documentos do Santuário de Fátima, causou ameaças à vida dos "pastorinhos" e diversas tentativas de chantagem - nas quais eles receberiam presentes ou dinheiro por revelarem as profecias.

O primeiro encontro com a santa foi em maio de 1917 e o último em outubro do mesmo ano, mas não há certeza entre historiadores de quando os segredos foram contados. Na última aparição, porém, dezenas de milhares de pessoas na cidade viram uma visão do sol girando pelo céu, se aproximando e se afastando - isso segundo o relato.

Na década de 1940, após outra visão da santa que permitia a revelação dos segredos, Lúcia, a única que sobreviveu à gripe espanhola, escreveu livros de memórias e dessa maneira contou os segredos. Os dois primeiros foram disponibilizados ao público imediatamente, enquanto o terceiro foi só revelado no ano 2000.

Afinal, quais são as profecias?

Mesmo que os segredos não falem sobre derramamento de sangue pelo Brasil, como foram citados por Cássia Kis, as profecias falam sobre violência, perseguição e até mostram uma visão do inferno, de acordo com a crença católica.

A primeira parte do segredo seria sobre a visão do inferno. A santa teria revelado um "grande mar de fogo" e, dentro dele, os demônios e as almas de quem não foi para o céu. "Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o céu! Se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor", escreve Lúcia.

Após isso, Nossa Senhora teria afirmado que os "pastorinhos" só salvariam aquelas almas do inferno se estabelecessem "no mundo a devoção a meu Imaculado Coração". Com isso, teria revelado que a guerra acabaria, mas viria mais violência se a Rússia não se convertesse - daí que vem o trecho citado no começo da matéria.

A última parte, que foi revelada somente em 2000, conta sobre um atentado de um grupo de soldados contra "um bispo vestido de branco", o qual pressentiram ser "o Santo Padre [o Papa]".A Igreja Católica interpreta isso como uma profecia relacionada à tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, quando o Pontífice foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali, terrorista turco, na Praça de São Pedro.