Topo

Roger Waters declara apoio a Lula: 'Candidato verdadeiro e confiável'

Roger Waters teve o show encurtado pela chuva em Porto Alegre - Leo Caobelli/UOL
Roger Waters teve o show encurtado pela chuva em Porto Alegre Imagem: Leo Caobelli/UOL

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

26/09/2022 21h21

Roger Waters, de 79 anos, participou do ato em apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, o evento "Brasil da Esperança", através de uma gravação de vídeo. O cantor se manifestou em favor da vitória do petista, classificando o ex-presidente como verdadeiro e confiável para ocupar o Palácio do Planalto a partir do próximo ano.

Em um vídeo transmitido no ato no Anhembi, em São Paulo, o cantor falou a seguinte mensagem: "O Lula é candidato à presidência e ele deve ter nosso apoio, porque ele já esteve nessa posição, é um candidato verdadeiro e confiável para as pessoas do Brasil", disse.

Os atores Mark Ruffalo, que se manifestou em apoio a Lula minutos antes através do Twitter, e Danny Glover também participaram do vídeo.

Com fala dedicada em defesa do meio ambiente, especialmente a Floresta Amazônica, Ruffalo descreveu a importância da eleição presidencial brasileira para o tema.

"Olá, meus amigos brasileiros. Desculpem, isso é basicamente até onde vai meu 'brasileiro'. Eu tenho certeza que o doutor Bruce Banner saberia mais. Me pediram para fazer esse pequeno vídeo e eu nunca ficaria confortável dizendo em quem vocês devem votar nas eleições brasileiras. Nós temos nossos próprios problemas aqui nos Estados Unidos, e eu sei como é difícil fazer essas decisões. Mas estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, em especial quando lutamos contra as mudanças climáticas. E o que acontece em cada país em algum sentido afeta a todos", afirmou.

Ele continuou e disse: "E hoje, a Floresta tropical é muito importante, a sua saúde, o seu tamanho, a sua capacidade de reter carbono, como todos sabemos. Então, há uma implicação global na eleição brasileira, que eu peço que vocês considerem".

O ator também falou em defesa das comunidades indígenas que por aqui vivem. "O que acontece na Floresta Amazônica e com os indígenas que lá vivem irá afetar todo o mundo pelo próximo milênio".

Por isso, ele citou Lula como o candidato mais qualificado para proteger o bioma brasileiro. "E hoje, o líder que está mais bem posicionando na missão de proteger a Floresta Amazônica é Lula. Então estou humildemente pedindo que considerem isso para meus filhos, seus filhos e as futuras gerações quando você for votar. É simples assim. Desejo o bem para vocês, independente da sua posição política, e desejo amor e respeito daqui dos Estados Unidos", disse.

Em sua fala, Glover falou da proteção ao meio ambiente, das comunidades indígenas, mas também da população negra brasileira e no combate ao racismo.

"Olá, sou Danny Glover, ator e cidadão dos Estados Unidos, que se une a milhões de pessoas em meu país e no mundo inteiro que têm interesse em defender a democracia no Brasil e apoiar a eleição de Lula da Silva como o próximo presidente brasileiro. Eleger Lula em 2022 beneficiará a proteção e preservação da Amazônia e das pessoas que vivem lá, bem como beneficiará a luta global pela proteção do clima e os meios de subsistência da classe trabalhadora brasileira", destacou.

Glover continuou e afirmou: "O governo de Lula vai trabalhar para mortes de indígenas todos os anos, que acontecem muitas vezes em conexão com operações ilegais de mineração e extração de madeira. E trabalhar com afro-brasileiros para derrotar o racismo, acabando com o assassinato de jovens negros e ampliar a participação afro-brasileira na governança e melhorar sua qualidade de vida".

Por fim, o ator citou a ameaça que o presidente Jair Bolsonaro (PL) representa não só ao país, mas como a todo mundo. Além disso, Glover falou da democracia brasileira e do fato de Lula aceitar o resultado das urnas no dia 2 de outubro.

"O governo Bolsonaro ameaçou não respeitar a eleição se derrotado nas urnas, mas Lula garantiu que vai manter a democracia do Brasil e assinou uma carta pública declarando a importância das instituições democráticas brasileiras e os resultados da votação presidencial devem ser respeitados. Um voto para Lula para presidente do Brasil é um voto para fortalecer a democracia, justiça, desenvolvimento e paz em nosso mundo. Obrigado", finalizou.

Ato pró-Lula

O evento conta com as presenças de figurões da política e muitos famosos declarando apoio ao candidato do PT nas eleições presidenciáveis de 2022.

Nomes como o humorista Paulo Vieira, as cantoras Pabllo Vittar e Daniela Mercury, o ex-BBB João Luiz, entre outros, aproveitaram a passagem pelo tapete vermelho do evento para elencar os motivos para que o ex-presidente possa vencer as eleições pela terceira vez — já venceu em 2002 e 2006.

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelas federações FE BRASIL (PT/PV/PC do B) e PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, PROS, Avante e o Agir.