Topo

Dona do 'Funk do Lula' em 2008, Valesca Popozuda ainda apoia o petista?

Valesca em encontro com Lula em 2008 - Wallace Barbosa/AgNews
Valesca em encontro com Lula em 2008 Imagem: Wallace Barbosa/AgNews

Péterson Neves

De Splash, em São Paulo

17/09/2022 04h00

A chegada das eleições presidenciáveis de 2022 tem viralizado vídeos de artistas com alguma menção a um dos candidatos ao pleito. É o caso do "Funk do Lula", música criada pela cantora Valesca Popozuda há 14 anos.

A canção da funkeira surgiu em 2008 em virtude de um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Em entrevista a Splash, a artista relembrou que a ideia da letra foi uma forma de deixar registrado como foi o dia em que ambos se conheceram.

Na época, eu conheci o Lula no Complexo do Alemão e fizemos uma música retratando esse nosso encontro. A música sempre foi um sucesso. Desde 2008 o pessoal gosta.
Valesca Popozuda

O vídeo que viralizou é da cantora em uma participação no extinto programa "De Frente com Gabi" (SBT), em 2012. Ela conta que o petista curtiu a letra.

"Ele me segue no Twitter e já interagimos por lá diversas vezes. O perfil dele já postou e curtiu a música! Eu acho o máximo", celebrou ela.

Apoiadora declarada de Lula nas eleições de 2022, Valesca Popozuda diz que irá votar no candidato do Partido dos Trabalhadores por não compactuar com os concorrentes que praticam "machismo, homofobia, racismo e qualquer tipo de preconceito".

Eu sou mulher, nascida e criada em periferia, e faço do funk a minha arte e meu sustento. Eu sempre fui contra o machismo, homofobia, racismo e qualquer tipo de preconceito. Quem assiste ao meu show sabe disso. Então, não tem como eu apoiar um governo que vai contra toda minha história.
Valesca Popozuda

Experiência em realities

Além do sucesso na música, Valesca Popozuda caiu no gosto popular por suas participações nos realities shows da RecordTV. Em 2011, a funkeira esteve na edição quatro de "A Fazenda" e terminou como a quarta colocada no jogo.

""A Fazenda" me trouxe um público que não conhecia o lado Valesca dos Santos e sou grata a isso até hoje", declarou ela, contando que perdeu contato com os ex-colegas de confinamento.

Infelizmente, a gente perde o contato com o passar dos anos, mas eu tenho um carinho muito grande pela Raquel [Pacheco] e pela Monique Evans. Tem muita gente que eu adoraria reencontrar, recentemente fiz um reality com Dinei e foi divertido.
Valesca Popozuda

O reality ao qual a cantora se refere é a primeira edição do "Ilha Record". Assim como "A Fazenda", ela terminou na quarta colocação do jogo em que ela sofreu mais que "A Fazenda" pela mistura de confinamento e com provas radicais numa ilha deserta.

Foi muito intenso participar da Ilha, eu sofri mais que no A Fazenda. Cheguei a pensar em desistir, mas eu amei a experiência! Eu me divertia fazendo as provas e também fiquei em quarto lugar.
Valesca Popozuda

Mesmo com a ida a dois realities de confinamento, a cantora nunca escondeu que toparia o desafio de entrar no "Big Brother Brasil" (TV Globo). Ela até chegou a mandar mensagem para Boninho, diretor de gênero de variedade do canal, mas não acredita que possa ser convidada por ter "queimado o cartucho" — como disse o próprio Boninho sobre Nicole Bahls — em "A Fazenda".

A energia do BBB é diferente, eu sempre fui fã, mas eu já fiz realities em outro canal e acho que eles não me chamariam.
Valesca Popozuda

A importância do funk

Um dos grandes nomes do funk brasileiro, Valesca Popozuda participou da série documental "Popular & Proibido", da HBO, para falar como o gênero musical transformou a sua vida.

A cantora ficou feliz em poder ter trazido a sua visão sobre como era o funk lá no início dos anos 2000 e como está a música na atualidade.

O funk me fez ser quem eu sou. Poder contar como era o funk de 20 anos atrás e ver como ele está hoje é sensacional. Eu sempre gosto de lembrar do começo e ver como tudo mudou. Graças a Deus, mudou para melhor.
Valesca Popozuda

Ela destacou que é importante documentar a história do gênero musical por ter mudado a vida de muitos no Brasil. "Funk é cultura e precisa ser falado sobre isso sempre", afirmou.

Mãe de cantor

Valesca Popozuda sempre deixou claro que era rígida nos estudos com o filho Pablo para alcançar lugares em que ela não pôde chegar. Hoje, ele tem 22 anos, lançou sua carreira musical e tem feito a funkeira ficar orgulhosa por estar buscando seu espaço.

"Ele lançou as músicas dele, viu como o mercado é. Hoje, ele trabalha com o Instagram, tendo as parcerias e jobs. Fico orgulhosa vendo as conquistas dele. Sempre procuro saber o que está fazendo, mas eu respeito o espaço dele e sempre falo para manter o pé no chão", declarou.

Novos projetos

Com o relaxamento das medidas restritivas da covid-19, Valesca Popozuda retomou a sua agenda de shows pelo Brasil e tem trabalhado na divulgação da música "Faz Direito", em parceria com a funkeira Tati Quebra-Barraco.

Apesar dos números de visualizações das músicas mandarem no mercado, a funkeira garantiu que seu estágio profissional a permite trabalhar pensando em músicas virais sem deixar a qualidade de lado.

Tem música nova vindo, tem feat novo! Eu estou numa fase que números já não fazem mais diferença e sim o trabalho bem feito, o resultado final. Quero continuar nesse caminho e, a hora que tiver que estourar outro Hit, eu sei como conduzir as coisas. O momento atual é de alegria e gratidão por estar trabalhando e entregando para meu público músicas e clipes que são a minha cara.
Valesca Popozuda