Topo

Kate Middleton ganha título que não era usado há 25 anos, desde Diana

Kate Middleton era Duquesa de Cambridge, e agora é Princesa de Gales - Karwai Tang / WireImage
Kate Middleton era Duquesa de Cambridge, e agora é Princesa de Gales Imagem: Karwai Tang / WireImage

De Splash, em São Paulo

09/09/2022 11h52Atualizada em 09/09/2022 14h56

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª e a ascensão do rei Charles 3º ao trono britânico, Kate Middleton passa a ser conhecida como Princesa de Gales — o mesmo título da princesa Diana, morta em 1997. William, marido dela e filho de Charles, será o Príncipe de Gales.

O anúncio foi feito hoje por Charles em seu primeiro discurso como rei. William e Kate também serão Duque e Duquesa da Cornualha e de Cambridge. Uma fonte próxima à família real disse à agência de notícias PA que Kate respeita a história associada ao título, mas agora pretende "criar seu próprio caminho".

A mesma fonte afirma que o casal pretende aprofundar seus laços com o povo do País de Gales "da mesma forma modesta e humilde com que abordaram seu trabalho no passado".

Em seu discurso, o rei Charles 3º também citou Harry e Meghan Markle, dizendo que lhes deseja o melhor enquanto eles "continuam construindo suas vidas no exterior". Agora, os filhos deles podem ser tratados como Sua Alteza Real e serem chamados de príncipe Archie e princesa Lilibet.

A possibilidade de as crianças adotarem o título vem de uma proclamação feita pelo rei George 5º em dezembro de 1917, que determina que todos os netos de Sua Majestade poderiam ser tratados como Sua Alteza Real e ter um título real. Como Charles, avô de Archie e Lilibet, será coroado o novo rei, as crianças poderão receber tal tratamento.

A falta de títulos dos filhos do casal virou polêmica em março do ano passado, quando Meghan falou sobre o assunto em entrevista a Oprah Winfrey. Segundo a duquesa de Sussex, a Instituição Real negou proteção a Archie.

"Eles não queriam que o bebê fosse uma princesa ou príncipe. Quando o pai do Harry se tornar rei, automaticamente Archie se tornaria príncipe. Não é direito deles tirar isso do Archie. Eles querem mudar a regra para o Archie, por quê?".

Por que Archie e Lilibet não tinham direito ao título, mas os filhos de William, sim?

A proclamação de 1917 do rei George 5º não estendia o título aos bisnetos de Sua Majestade, por isso, enquanto a rainha Elizabeth 2ª reinava, Archie e Lilibet não tinham direito a tal tratamento.

A mesma proclamação estendia o título de príncipe ao filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales e, por isso, George, filho mais velho de William, era tratado como tal desde seu nascimento.

Além disso, em 2012, antes do nascimento do príncipe George e antes de saber o sexo do novo bebê real, a rainha Elizabeth publicou uma carta-patente dando o título de Sua Alteza Real a todos os filhos do filho mais velho do príncipe de Gales. Por isso, George, Charlotte e Louis, filhos do príncipe William com Kate Middleton, já eram príncipes e princesas.

Archie e Lilibet podem perder o título?

Se o rei Charles 3º publicar uma nova carta-patente determinando que os filhos de Harry e Meghan não recebam tal tratamento, sim. O filho da rainha Elizabeth 2ª já havia sugerido que pretende fazer cortes na monarquia, reduzindo a distribuição de títulos. Uma decisão dessa, no entanto, poderia "pegar mal" para o novo monarca após as declarações de Meghan e Harry na entrevista para Oprah.

Rainha Elizabeth 2ª