Topo

O dia após a morte da rainha Elizabeth: o que está programado para hoje

Morre a Rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos - Reprodução/Twitter
Morre a Rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

09/09/2022 06h28Atualizada em 09/09/2022 08h28

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, tem início todo um protocolo a ser tomado a seguir. Hoje, dia seguinte à morte da monarca mais longeva do Reino Unido, deve ser marcado pelo primeiro discurso do novo rei, Charles 3º.

O pronunciamento deve ocorrer às 18h no horário de Londres (22h no horário de Brasília).

Ao meio-dia (horário de Londres), os sinos tocarão em homenagem à rainha na Abadia de Westminster, na Catedral de São Paulo e no Castelo de Windsor. Serão disparados 96 tiros para marcar cada ano de sua vida no Hyde Park e em outros lugares às 13h.

Ainda está previsto um "momento de lembrança" na Catedral de São Paulo à noite de hoje.

É esperado que a família real passe por período de luto de sete dias. Ainda não há confirmação da data do funeral de Elizabeth.

Em um comunicado, o Palácio de Buckingham informou: "Após a morte de Sua Majestade a Rainha, é o desejo de Sua Majestade o Rei que um período de Luto Real seja observado a partir de agora até sete dias após o funeral da Rainha".

Separado do luto nacional, que o governo deve delinear hoje, o luto real deve ser observado por "membros da família real, funcionários da casa real e representantes da casa real em funções oficiais, juntamente com tropas comprometidas com deveres cerimoniais".

O funeral de estado da rainha deve ocorrer na Abadia de Westminster em menos de duas semanas. Como a rainha morreu na Escócia, seu caixão ficará em repouso na Catedral de St Giles, em Edimburgo. O público pode ver o caixão depois de alguns dias.

O caixão será então levado de avião para Londres, onde centenas de milhares de pessoas poderão passar por um período de quatro dias em Westminster Hall.

A bandeira do sindicato será hasteada a meio mastro em prédios do governo até a manhã seguinte ao funeral. As bandeiras retornarão ao mastro completo por um período de 24 horas a partir das 13h de sábado para marcar a proclamação de Charles como rei, antes de retornar ao meio mastro.

Rainha Elizabeth 2ª