Topo

Título de Camilla muda e ela será coroada rainha ao lado de Charles

Charles e Camilla posam para câmeras no Sandringham Flower Show de 2022 - Reprodução/Instagram
Charles e Camilla posam para câmeras no Sandringham Flower Show de 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

09/09/2022 11h52Atualizada em 09/09/2022 12h37

Camilla Parker, a mulher do agora rei Charles 3º, será coroada rainha consorte ao lado do marido em sua ascensão ao trono. Atualizações no site real confirmam que ela será conhecida como sua majestade.

"Sua majestade, a rainha consorte (anteriormente Duquesa da Cornualha) estará ao lado do seu marido, anteriormente Príncipe de Gales, agora sua majestade, o rei, na realização de seus trabalhos e deveres. Ela também realizará compromissos públicos em nome das instituições de caridade que ela apoia", informou o comunicado.

O título de rainha consorte é o mesmo concedido à Elizabeth, esposa do rei George VI, que na morte do monarca recebeu o título de rainha-mãe.

A coroação de Camilla era um "desejo sincero" da rainha Elizabeth 2ª. A vontade da monarca, que morreu ontem, aos 96 anos, foi enfatizada em uma mensagem publicada na véspera do 70º aniversário de sua ascensão ao trono, em fevereiro deste ano.

"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa, Camilla, o mesmo apoio que me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte, pois continua seu próprio serviço leal", escreveu a rainha.

Segundo o The Guardian, Charles desejava já há algum tempo que sua esposa assumisse o título de rainha e fosse coroada. Mas, para ela assumir a posição, foi necessária uma grande mudança na opinião pública dos britânicos.

De amante a rainha consorte

Camilla parecia condenada a ser desaprovada pelos britânicos após uma entrevista bombástica da princesa Diana a BBC em 1995. Na ocasião, a princesa de Gales afirmou que "havia três [pessoas] neste casamento", fazendo referência ao caso de Charles e Camilla.

Mesmo após a morte de Diana, em 1997, levou dois anos para que o herdeiro do trono e sua parceira fizessem a primeira aparição pública juntos em uma festa de aniversário da irmã de Camilla no hotel Ritz, em Londres.

No ano seguinte, a rainha sinalizou sua aprovação ao relacionamento participando de um almoço com Charles e Camilla. O casal se casou em 9 de abril de 2005, em uma cerimônia civil seguida de uma bênção religiosa na Capela de São Jorge, com a presença de Elizabeth.

Camilla assumiu o título princesa consorte. O evento atraiu uma multidão de 20 mil pessoas para as ruas que levam ao Castelo de Windsor, no que foi o sinal mais claro de que Camilla havia conquistado os súditos.

O príncipe Harry ajudou a selar sua aceitação em 2005 ao rejeitar a imagem de Camilla como uma "madrasta má", descrevendo-a como uma "mulher maravilhosa que fez nosso pai muito, muito feliz, o que é o mais importante". "William e eu a amamos muito", disse ele.

Rainha Elizabeth 2ª