Topo

'Marte Um': a história de uma família brasileira escolhida para o Oscar

Cena de "Marte Um" - Divulgação
Cena de 'Marte Um' Imagem: Divulgação

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

05/09/2022 13h26

Na manhã desta segunda-feira (5), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais divulgou o nome do longa-metragem escolhido para representar o país na cerimônia do Oscar do ano que vem.


"Marte Um", que chegou às telonas nacionais em 25 de agosto, estreou em janeiro no Festival de Sundance, um dos maiores eventos do cinema independente.

Bastante elogiado, o longa dirigido por Gabriel Martins irá concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação.

A princípio, o filme esteve no páreo com outras 27 produções. Depois de uma primeira seleção, Marte Um disputou a preferência dos votantes ao lado de "A Viagem de Pedro", de Laís Bodanzky; "A Mãe", de Cristiano Burlan; "Carvão", de Carolina Markowicz; "Pacificado", de Paxton Winters e "Paloma", de Marcelo Gomes, de acordo com informações divulgadas pelo crítico de cinema Filippo Pitanga.

"A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", disse Bárbara Cariry, presidente da comissão da Academia Brasileira de Cinema.

A história apresenta a família Martins, que vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade.

Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Já seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira do filho, Deivinho que, querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte.

Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Além de dirigir, Gabriel Martins também assina o roteiro do filme, estrelado por Cícero Lucas, Carlos Francisco e Camilla Damião. Marte Um segue em cartaz nos cinemas.

A força dos brasileiros reais

Para a colunista de Splash Flavia Guerra, "Marte Um" traz a força dos brasileiros reais e que sonham, apesar de tudo.

Para Flavia, "a conexão com a vida, com tudo de comezinho e de sublime, de uma típica família brasileira trouxe a sinceridade, o afeto e os sonhos que os espectadores brasileiros estão em busca" são a razão de tanta identificação e da força do longa de Gabriel Martins.

"Ao contar a história desta família, que luta para continuar sonhando em um Brasil que não dá oportunidades a quem, como os Martins, não conta com alto poder aquisitivo e depende do emprego para se equilibrar entre as contas e os planos de um futuro melhor, "Marte Um" cativa o público como poucos filmes brasileiros recentes", escreve a colunista.