Topo

Guia de João de Deus e personagem de filme: quem é o espírito Dr Fritz?

José Arigó (Danton Mello), do filme "Predestinado", que recebia o espírito de Doutor Fritz - Imagem Filmes/Divulgação
José Arigó (Danton Mello), do filme 'Predestinado', que recebia o espírito de Doutor Fritz Imagem: Imagem Filmes/Divulgação

De Splash, em São Paulo

01/09/2022 04h00

"Predestinado" chega aos cinemas hoje e apresenta a história do médium José Arigó, interpretado por Danton Mello. Nascido em 1922, José Pedro de Freitas, nome de batismo do religioso, é bastante conhecido no Brasil por suas atividades espirituais realizadas em Congonhas do Campo, cidade de Minas Gerais atualmente conhecida apenas como Congonhas.

Seu trabalho era guiado pelo espírito do médico Doutor Fritz. O filme é inspirado no livro "Arigó e o Espírito do Dr. Fritz", escrito por John G. Fuller e lançado pela editora Pensamento.

No entanto, incorporar essa entidade não era algo exclusivo de Zé Arigó e outros médiuns também afirmaram receber as orientações do médico. É o caso de João de Deus, conhecido religioso de Abadiânia (GO), condenado por crimes sexuais cometidos durante atendimentos espirituais.

Para entender melhor do que se trata esse misterioso espírito, Splash te explica detalhes sobre Doutor Fritz e suas "aparições".

Quem era?

Não há registros oficiais de quem teria sido Doutor Adolf Fritz, mas a história que se conhece é a de que ele teria sido um médico nascido na Alemanha na década de 1890 e, ainda jovem, se mudou para a Polônia.

Com muito esforço, o jovem conseguiu pagar e se formar na faculdade de Medicina. Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra Mundial, Fritz teria sido convocado a se alistar para ajudar os soldados nos campos de batalha.

Uma vez no front de guerra, ele teria desenvolvido diferentes formas de curas e também trabalhado para desenvolver diferentes práticas de cirurgias espirituais.

Segundo relatos, diversas vidas foram salvas por causa das técnicas utilizadas durante os confrontos.

"Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz": Elenco fala sobre drama espírita em vídeo; confira - Divulgação/Imagem Filmes - Divulgação/Imagem Filmes
Doutor Fritz teria morrido na Primeira Guerra e voltado ao mundo por meio de Zé Arigó
Imagem: Divulgação/Imagem Filmes

No entanto, Doutor Fritz não teria visto tempos de paz: dizem que o médico morreu antes mesmo do término da guerra. Nunca foi definido quais foram as causas.

Vale lembrar que tudo o que se sabe sobre a história do espírito curador partiu de relatos dos médiuns que o incorporaram, por meio de comunicações espirituais. Historicamente, não há nenhuma evidência de que ele tenha realmente existido.

José Arigó

Protagonista de "Predestinado", Zé Arigó é conhecido mundialmente pelo seu trabalho espiritual. Em 1950, o mineiro começou a apresentar fortes dores de cabeça e insônia. Durante suas crises, ele alegava ter visões e ouvia uma voz gutural, em um idioma que não entendia. Ele foi atendido por médicos e especialistas, mas nada de errado foi identificado.

O seu chamado para a espiritualidade aconteceu por meio de sonhos nos quais Doutor Fritz aparecia. A entidade teria explicado que não conseguiu cumprir sua missão na Terra e, por isso, precisaria de Arigó para completá-la. A maneira escolhida seriam as cirurgias espirituais.

Assim, ele começou a atender no Centro Espírita Jesus Nazareno, com o primeiro paciente às 7h e, até o meio-dia, recebia cerca de 200 pessoas. Zé Arigó morreu em 1971, aos 50 anos, em um acidente de carro.

Juliana Paes e Danton Mello atuam em 'Predestinado', filme sobre o médium Zé Arigó - Divulgação - Divulgação
Juliana Paes e Danton Mello atuam em 'Predestinado', filme sobre o médium Zé Arigó
Imagem: Divulgação

Curas e controvérsias

Uma das grandes controvérsias envolvendo o espírito do Doutor Fritz eram justamente suas práticas, realizadas por meios de seus médiuns. As cirurgias se tornaram bastante recorrentes no Brasil, iniciadas por Arigó.

Os instrumentos para a realização eram bastante rudimentares, como facas de serras, canivetes, bisturis e tesouras. Todas as ferramentas sem assepsia entravam em contato com o corpo dos pacientes.

Por outro lado, não havia reclamação de dores entre os atendidos e não eram reportadas hemorragias ou infecções pós-operatórias. A fama de curandeiro começou a se espalhar mundialmente e o pesquisador americano Andrija Puharich veio ao Brasil para entender o fenômeno e chegou até mesmo a ter um lipoma no braço operado.

'Predestinado' já está nos cinemas - Divulgação - Divulgação
'Predestinado' já está nos cinemas
Imagem: Divulgação

Um dos casos mais famosos de sua carreira de médium aconteceu depois de supostamente operar um câncer de pulmão do senador Lúcio Bittencourt.

Os dois estavam hospedados no mesmo hotel quando, durante a noite, Arigó foi ao quarto do político com uma navalha na mão. Assustado, ele tentou se defender, mas relatou que não conseguia se mexer. Quando acordou na manhã seguinte, seu pijama tinha sido cortado nas costas e estava sujo de sangue.

No hospital, disseram a Bittencourt que ele tinha sido operado e não estava mais com câncer no pulmão.

Zé Arigó foi processado pelo Conselho de Medicina e condenado duas vezes por exercício ilegal. A primeira vez aconteceu em 1958, mas recebeu o indulto do presidente Juscelino Kubitschek que, à época, teve sua filha operada pelo médium. A outra condenação aconteceu em 1964 e também recebeu o perdão pelo crime. De todos os processos que recebeu, nenhum partiu de um paciente.

Outro curandeiro espiritual que disse receber a manifestação de Doutor Fritz foi processado e condenado, mas não pelo uso questionável de práticas médicas. Responsável pela Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, João de Deus chegou a receber três mil pessoas por dia.

Tudo ruiu quando o médium foi acusado e condenado por estupro e outros crimes sexuais enquanto realizava cirurgias espirituais que, supostamente, seriam guiadas por diversos espíritos, com Doutor Fritz entre eles.

Outros médiuns também diziam incorporar o espírito do médico alemão, como Edson Queiroz, e Rubens Farias Jr.