Topo

Foto de Gugu Liberato é usada em anúncio de lápide na internet: 'Absurdo'

Imagem de Gugu Liberato foi usada em publicidade sem autorização da família do apresentador, que morreu em 2019 - Reprodução
Imagem de Gugu Liberato foi usada em publicidade sem autorização da família do apresentador, que morreu em 2019 Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

17/08/2022 17h00Atualizada em 17/08/2022 17h05

Uma imagem do apresentador Gugu Liberato, que morreu em novembro de 2019, está sendo usada em anúncios na internet de azulejos para lápide de túmulos nos valores de R$ 35 a R$ 60. A família do apresentador já pediu para que fossem tiradas do ar as publicidades com foto do apresentador.

Na propaganda, uma foto com o nome completo do apresentador e sua data de nascimento, além de uma frase, aparece no anúncio do site do Mercado Livre. A informação foi divulgada pela jornalista Fábia Oliveira, do Em Off.

O anúncio com a foto de Gugu vem com a frase: "Que a luz que te ilumina seja tão grande quanto a saudade que sentimos de você".

Splash procurou a assessoria de imprensa da família do apresentador, que lamentou o uso da imagem sem autorização e informou que a equipe jurídica vai notificar a empresa.

"Passei para o advogado da família enviar uma notificação pedindo para retirar esse absurdo do ar", disse a assessora. Também foi pedido a retirada do anúncio do Google.

1 - Reprodução/ Mercado Livre - Reprodução/ Mercado Livre
A imagem ilustrativa de azulejo para lápide em túmulos com foto de Gugu já foi retirada por um dos anunciantes
Imagem: Reprodução/ Mercado Livre

Ao fazer a procura no Google em busca do produto citando o Mercado Livre, aparecem ao menos dois anúncios com a foto de Gugu, e também outro com a da atriz Nicette Bruno, que morreu em dezembro de 2020.

Clicando em uma das publicidades, a foto do apresentador já não aparece no rol de imagens de exemplos dos azulejos, mas nos comentários é possível ver respostas da loja.

1 - Reprodução/ Google - Reprodução/ Google
Anúncio com foto do apresentador Gugu Liberado ainda é possível ser visto no Google, além de outros artistas que já morreram
Imagem: Reprodução/ Google

"O Gugu Liberato e a Madre Tereza, morreram no mesmo ano em que nasceram?", perguntou um possível cliente. "[É] Ilustrativa", respondeu a empresa Angatu Personalizados.

A reportagem ligou para a empresa, sediada em Sales Oliveira, cidade na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O funcionário não quis se identificar, mas afirmou a Splash que a empresa ainda não foi informada sobre a notificação por parte da família devido ao uso de imagem do apresentador sem autorização.

No site do Mercado Livre ainda é possível ver anúncios semelhantes de azulejos para lápides e placas de túmulos de diversas cidades do Brasil com fotos de famosos brasileiros e estrangeiros como o ator Eduardo Galvão, o cantor Gabriel Diniz, a cantora Whitney Houston e o ator Paul Walker.

1 - Reprodução/ Montagem/ Mercado Livre - Reprodução/ Montagem/ Mercado Livre
Outros artistas também tinham imagens ilustrativas nos produtos para lápides e túmulos de lojas no Mercado Livre
Imagem: Reprodução/ Montagem/ Mercado Livre