Topo

ANÁLISE

Vilão amado? Por que o público não se revolta contra Tenório de 'Pantanal'

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/07/2022 04h00

Tenório, interpretado por Murilo Benício, é o maior vilão de "Pantanal" (TV Globo). Apesar das maldades ditas e feitas pelo personagem, o fazendeiro ganhou uma espécie de carinho do público.

No atual momento da trama, Tenório planeja uma vingança contra a esposa Maria Bruaca por ter o traído com Alcides.

O fazendeiro contou para sua outra companheira, Zuleica, que se ela não for para o Pantanal com ele, ele pode acabar tirando a vida da primeira esposa.

O "Central Splash" analisou o personagem e debateu as razões de ele ser um "vilão" visto de forma diferente pelos telespectadores.

Para o colunista e apresentador Chico Barney, o carisma de Murilo Benício se sobressai.

Eu sinto que a gente deveria ter muito mais raiva do Tenório porque ele é muito escroto e as coisas que ele diz são horríveis, mas não tem uma comoção popular contra ele porque o Murilo Benício é legal demais (...) Se fosse outro ator, a gente estaria muito mais indignado.

A também colunista Aline Ramos acrescentou que, propositalmente, Tenório é um vilão que fala absurdos de forma calma, por isso não incomoda tanto as pessoas.

Eu entendo que a gente não odeia o Tenório como deveria, mas o fato de ele ser um cara que achamos engraçado às vezes pode ter sido uma escolha na hora de escalar o Murilo Benício. Isso mostra que caras que agem como ele parecem pessoas legais em outros momentos. É um vilão mais próximo da realidade.

Nos comentários do "Central Splash" no YouTube, os inscritos reforçaram que o personagem seria mais odiado se fosse interpretado por outro ator.

"Tenório só seria odiado se fosse feito por Humberto Martins", destacou Bia. Já Maria Salete disparou: "Murilo Benício causa amor e ódio ao mesmo tempo, como Tenório."

'Central Splash'

Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o "Splash Show" de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele. No "Central Splash", de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.