Topo

Quem é Namor, novato no MCU e possível vilão de 'Pantera Negra 2'?

Namor, o príncipe submarino - Reprodução/Marvel The Avengers #9
Namor, o príncipe submarino Imagem: Reprodução/Marvel The Avengers #9

Colaboração para Splash, em Pernambuco

24/07/2022 17h55Atualizada em 24/07/2022 22h27

O trailer de "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", exibido ontem no painel da Marvel na San Diego Comic-Con, trouxe a confirmação de chegada de um novo personagem ao Universo Cinematográfico Marvel: Namor, o príncipe submarino.

Interpretado por Tenoch Huerta, o personagem, que é considerado o primeiro mutante a aparecer nos quadrinhos da Marvel, fará sua estreia no Universo Cinematográfico do estúdio no filme que tem estreia prevista para novembro.

Mas quem é Namor e qual sua relevância?

Bom, Namor pode estar chegando "atrasado" ao universo da Marvel no cinema e nas séries, mas nos quadrinhos a coisa é bem diferente.

O chamado príncipe submarino foi, na verdade, o primeiro herói da gigante dos quadrinhos, aparecendo em 1939 quando ela ainda atendia pelo nome de Timely Comic (a empresa só viraria Marvel nos anos 60).

As origens de Namor estão ligadas ao lendário reino de Atlântida. Namor é filho da princesa Fen, herdeira direta do trono de Atlântida, e filha do Imperador Thakorr, o que faz dele um herdeiro direto do trono, explicando sua alcunha de "príncipe submarino".

O início das aventuras de Namor se dá quando Thakoor descobre mergulhadores perto de Atlântida e Namor, então, lidera um ataque à Nova York. Sua missão nos primeiros quadrinhos era a de enfrentar a humanidade como uma retaliação aos horrores que seu povo sofria.

Nessas histórias, ele tinha como rival o Tocha Humana.

As coisas mudam um pouco de figura a partir dos anos 40, quando Namor ganha uma revista própria e adentra nas tramas de guerra que permeavam as revistas da época.

Na trama, Atlântida é atacada por nazistas e, para proteger seu reino, Namor luta ao lado do Capitão América, Tocha Humana e outros heróis.

A partir daí, Namor perde um pouco de espaço e vai se tornando um mero coadjuvante.

Isso muda de figura em 1962, quando Stan Lee e Jack Kirby voltam a dar destaque ao personagem. Eventualmente, Namor deixa o ódio pelo povo da superfície de lado e passa a trabalhar ao lado de vários heróis, embora mantendo sua personalidade dúbia.

Entre as equipes que Namor atuou estão grandes grupos dos quadrinhos como os Vingadores, o Quarteto Fantástico, os Invasores e os X-Men.

Poderes

Os poderes de Namor incluem super-força, voo, reflexos sobre-humanos, super-resistência.

Obviamente, ele consegue respirar embaixo da água e tem a fisiologia de seu corpo adaptada para isso, sendo um híbrido de humano e atlante. Na água, seus poderes são ainda mais acentuados, com um fator de cura e a capacidade de se comunicar com seres marinhos.

O príncipe submarino consegue ainda comandar as águas e criar tempestade - algo que foi adicionado a sua história recentemente.

E no MCU?

namor - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Namor, interpretado por Tenoch Huerta, fará sua estreia no MCU
Imagem: Reprodução/Youtube

Um detalhe importante a respeito da história de Namor e que só foi revelado pela Marvel posteriormente é que o personagem é um mutante. Isso se dá graças a sua origem: filho de um humano com uma atlante, Namor tem genes humanos e poderes sobre-humanos.

A Marvel ainda não anunciou como usará os X-Men no seu universo cinematográfico após recuperar os direitos diante da compra do que era a Fox, mas a chegada de Namor pode ser um ponto de partida.

Um ponto curioso a respeito do príncipe submarino é que ele transita frequentemente entre os papéis de herói e vilão. Especula-se que, em "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", Namor comece o longa como vilão.

Nada ainda foi confirmado, porém, e só mesmo com o filme nos cinemas será possível saber como a Marvel usará seu mais antigo personagem.

Assista ao trailer de "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre":